Projeto Pedala São João Batista incentiva iniciantes no ciclismo
Todas as segundas-feiras o grupo percorre um trajeto de 25 a 30 quilômetros na região
Todas as segundas-feiras o grupo percorre um trajeto de 25 a 30 quilômetros na região
Desde janeiro, um grupo de pessoas participa do projeto Pedala São João Batista. Criado pela educadora física Cristiane Teolinda Bodnar, o objetivo é incentivar ciclistas iniciantes a praticarem o esporte. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 19h, com saída em frente à loja Dalbosco Bikes, localizada na rua João Andregtoni, 134, no Centro.
Cris, como é mais conhecida, informa que as distâncias percorridas durante os trajetos são de 25 a 30 quilômetros, o que leva em torno de 1h a 1h30 de passeio. “Priorizamos sempre a segurança dos participantes e temos como itens obrigatórios o uso de capacete, farol e bike revisada”, diz.
Como é um grupo ainda novo, a quantidade de pessoas por semana varia entre cinco a dez ciclistas, especialmente conforme o clima. Entretanto, a idealizadora afirma que o projeto está sendo aprovado pelos participantes.
O empresário Philipi Yuri Dalbosco, 31 anos, proprietário da Dalbosco Bikes, abraçou o projeto juntamente com Cris. Ele conta que em uma conversa perceberam que havia um grande número de pessoas que tinham desejo de começar a pedalar, porém faltava companhia, e sozinhos não se animavam.
“Então o projeto surge justamente voltado para esse público que quer iniciar sem compromisso, simplesmente fazendo pela saúde e pelo prazer do esporte”, diz.
Durante o trajeto, Cris e Dalbosco tiram as dúvidas dos iniciantes quanto ao esporte, alimentação no ciclismo, hidratação, entre outras curiosidades. “Quem desejar participar deve ir na segunda-feira, às 19h em frente à loja, que é o ponto de partida, ou ainda chamar no whatsapp (48 9 8478-5163) para entrar no grupo do Pedala”, informa o empresário.
Conhecimento no trajeto
A auxiliar administrativa Gamalieli Motta, 35, já pedala todos os dias às 6h, e foi inserida também no grupo Pedala São João Batista.
“Pedalar para mim é uma paixão, é vida. A gente se diverte, aprende e ainda aprecia as paisagens naturais que temos em nossa região, pois no dia a dia nem nos damos conta que existem”, diz.
Gamalieli ressalta que foi pelo pedal que fez muitos amigos, e mesmo em meio à correria diária, consegue sempre tirar algumas horas para realizar este exercício que considera maravilhoso. “Sou muito grata pelos incentivadores, como a Cris, que sempre está disposta a ensinar, e a ter paciência conosco”.
A administradora Elisiane Laurindo, 48, está desde o início com o grupo, e soube da iniciativa por meio de uma amiga que também participa. Antes do Pedala São João Batista, ela conta que pedalava pouco, mas com o grupo conseguiu mais motivação junto aos demais, além de ganhar conhecimento durante os passeios.
“O projeto é maravilhoso, pois além de termos dicas de como pedalar, como nos comportar nos trajetos, temos motivação para conhecer lugares novos, para realizar os trajetos sem esmorecer, além de que pedalar em grupo nos motiva muito”, avalia.
Ela ressalta que já percebe diversos benefícios que surgem ao longo do tempo, após o início das pedaladas, como respiração, corpo e resistência. “Além é claro do contato com a natureza e a possibilidade de conhecer várias pessoas”, comenta.