Projeto possibilita que alunos criem arte para pintura de muros em escola de Brusque

“Escola Sem Muros” está com inscrições abertas aos estudantes da EEB Feliciano Pires

Projeto possibilita que alunos criem arte para pintura de muros em escola de Brusque

“Escola Sem Muros” está com inscrições abertas aos estudantes da EEB Feliciano Pires

Os muros da escola EEB Feliciano Pires ganharão mais vida no próximo mês. O projeto “Escola Sem Muros” trouxe a proposta para mudar o ambiente estudantil e aproximar a arte dos alunos.

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio poderão se inscrever no projeto. Os alunos interessados devem realizar um desenho em uma folha A4 com o tema “A Vida é:”.

Com o uso da pontuação, o tema deixa um espaço em aberto após os dois pontos. Deste modo, propõe ao jovem uma reflexão sobre o significado da vida.

Serão cinco desenhos selecionados pelo artista Lucas Nowalls. Os autores participarão de um workshop sobre pintura. Eles também ajudarão na execução da obra no local.

Uma arte, unindo os cinco escolhidos, será produzida por Nowalls e passará a fazer parte da estrutura da escola. O mural ocupará uma área de 10 a 15 metros quadrados em um dos muros do local.

O projeto também prevê uma palestra on-line sobre arte urbana. O evento contará com a participação de artistas convidados. Além disso, as peças produzidas pelos alunos irão compor uma amostra na Fundação Cultural de Brusque.

Cronograma

As inscrições para os alunos estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 31, e se estendem até o dia 11 de junho. Os participantes devem entregar o desenho em papel A4 com a identificação no verso.

Devem constar nome, idade, série, turno (matutino, vespertino ou noturno) e nome da obra. Caso seja necessário, o estudante também pode descrever a obra e seu significado no verso.

A equipe Sem Muros irá realizar seleção dos desenhos entre os dias 11 e 18 de junho. O resultado será divulgado no dia 18 de junho. O workshop para os ganhadores irá ocorrer no dia 26 de junho.

As artes inscritas também irão compor uma amostra que ficará exposta na escola. A amostra ficará disponível do dia 18 de junho até o dia 2 de julho.

O surgimento do projeto

Nos anos de 2008 e 2009 o artista trabalhou em projetos artísticos que envolviam o ambiente escolar. Mas foi somente no ano de 2018, após o falecimento de sua mãe, que ele passou a se dedicar e se desenvolver na área da produção cultural.

Ao longo dos anos conquistou destaque e premiações. Por meio dos incentivos de editais públicos, Lucas decidiu voltar sua atenção para as escolas. “O que mais me motiva certamente é criar caminhos para o desenvolvimento humano através da arte”, disse o artista.

A referência principal do projeto “Escola Sem Muros” é a obra localizada na lateral da Fundação Cultural de Brusque. Com o nome “Sopro de Vida”, o artista propõe no local uma reflexão sobre a vida em tempo de pandemia.

O projeto “Sem Muros”, que está por trás do “Escola Sem Muros”, surgiu para derrubar os muros que separam a arte da sociedade. Lucas diz que quer abrir caminho para a arte. “Dar oportunidade a população, com valores relevantes que a cultura e a arte trazem para o ser humano”, complementou o artista.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo