Projeto prevê instalação de câmeras de monitoramento em salas de aula de SC
Comportamento
Vai dar o que falar, mas segue tramitando, e aprovado pela principal comissão do Legislativo estadual (Constituição e Justiça), projeto de lei da deputada Ana Campagnolo (PL), propondo a instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula de ensino médio das redes pública e privada estadual. Certamente ela não fez uma consulta aos diretores escolares. Mas se fizesse obteria expressiva aprovação. Se há quem não vai gostar são pais que não sabem educar seus filhos, transferindo a responsabilidade para a escola.
Vice
Ouve-se a pergunta por estes dias: não há vice-governador em SC? Há sim, uma vice-governadora, Marilisa Boehm, que é uma simpatia só. Que não assumiu como governadora nenhuma vez, ainda. Poderia ter sido esta semana, mas Jorginho Mello, em viagem para o Panamá, preferiu prestigiar o Judiciário, chamando seu presidente, o desembargador João Henrique Blasi, para interino. Poderia também ser o presidente do Legislativo, o deputado Mauro de Nadal que, sabe-se lá com que razões, foi convidado para acompanhar o governador na viagem.
Síndrome de Estocolmo?
O colunista Cláudio Humberto anota, acertando o ponto: “A capacidade de argentinos e brasileiros votarem mal precisa ser estudada. Se um ressuscitou um ex-condenado por corrupção, periga a Argentina eleger um dos responsáveis por sua própria falência”.
Patrimônio destruído
Uma tapeçaria de Burle Marx foi restaurada e retornou ao Salão Negro do Congresso Nacional nesta semana, de onde foi arrancada da parede, suja com urina e pó de extintor de incêndio nos atos de 8 de janeiro. Uma pena que não dá para restaurar quase nada de uma das maiores obras de Marx como paisagista, o Aterro da Baia Sul de Florianópolis, que hoje apresenta uma pálida e devastada aparência da exuberância que seu criador deu nos anos 1970. Lamentável.
Prêmio Zilda Arns
A Câmara dos Deputados fez ontem cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns 2023, em reconhecimento a pessoas e instituições que contribuem para a defesa dos direitos das pessoas idosas. Entre as três homenageadas esteve a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Içara, no sul de SC.
Arranha-céus
A Associação Comunitária dos Amigos e Moradores da Praia de Armação, em Penha, no litoral norte, conseguiu judicialmente suspender as obras e autorizações de dois novos edifícios na beira-mar do município, com 43 e 50 andares. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região compreendeu a necessidade de melhor avaliação quanto aos riscos de danos ambientais. Tudo bem, mas que não sente em cima dos processos por meses ou anos, e que a especulação imobiliária jamais se sobreponha ao bem-estar da comunidade e do meio ambiente, sem radicalismo.
Inconstitucional
É inconstitucional lei promulgada pela Assembleia Legislativa que estabelece às concessionárias de rodovias federais e estaduais a obrigação de fornecer dispositivo de livre passagem a veículos oficiais e ambulâncias. O entendimento é do Tribunal de Justiça de SC em ação de autoria da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), sob o argumento de que são de iniciativa privativa do Executivo leis que impactam na organização, gestão e execução de serviços públicos.
Ofensa
Sob a alegação da necessidade de proteger os ofendidos, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, pediu ao presidente da Casa, Arthur Lira, para que acione a Corregedoria e que esta tome medidas “legais para auscultar, do ponto de vista ético”, iniciativa da deputada Julia Zanatta (PL-SC), que na semana passada pediu à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que casse os vistos americanos de políticos brasileiros que recentemente assinaram um manifesto em apoio ao grupo palestino Hamas. Entre os subscritores está o próprio Zeca e os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Alexandre Padilha (Articulação).
Avaliação de Lula
Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada anteontem, mostra que a aprovação de Lula recuou no momento em relação ao levantamento de agosto. Um recorte demonstra que o presidente teve a queda mais acentuada entre catarinenses, gaúchos e paranaenses: era de 59% e agora 50%. Os sulistas também são os mais pessimistas do país sobre a economia. Para 55% o ministro Haddad não está fazendo a coisa certa.
Paz
O Calendário Oficial de Eventos do Estado sofrerá acréscimos brevemente com a inclusão do Dia Estadual da Paz e da Conciliação, a ser celebrado, anualmente, em 22 de julho, e do Setembro Branco, dedicado à conscientização pela paz. Com duas guerras no momento, são iniciativas oportunas.