Projeto que obriga execução do Hino Nacional nas escolas de Brusque gera embates entre vereadores

Texto é de autoria do vereador Rick Zanata

Projeto que obriga execução do Hino Nacional nas escolas de Brusque gera embates entre vereadores

Texto é de autoria do vereador Rick Zanata

O projeto de lei que acrescenta um parágrafo na lei nº 2.628/2002, estipulando uma periodicidade mínima de execução do hino nacional e hasteamento da bandeira nas escolas municipais foi discutido durante a sessão desta terça-feira, 22. O projeto é de autoria do vereador Rick Zanata (Patriota).

De acordo com a lei, o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional deverão ocorrer pelo menos uma vez na semana. O vereador afirma que o objetivo do projeto é “resgatar a compreensão, valorização e o patriotismo dos alunos brusquenses, bem como criar um universo de respeito e amor à pátria”, destaca o vereador.

O projeto gerou discussão entre os vereadores. A vereadora Marlina de Oliveira (PT) se manifestou contrária ao texto. De acordo com ela, alguns vereadores estão sendo incoerentes em seus posicionamentos, já que na mesma sessão defenderam o poder de escolha de não se vacinar contra Covid-19, mas aprovaram o projeto que cria uma obrigação nas escolas.

“Uma hora se defende a liberdade para não vacinar e na outra usa artifícios da lei para obrigar o ensino de determinado conteúdo nas escolas. Reina a incoerência”, diz.

De acordo com a vereadora, o ensino dos símbolos nacionais compõe a matriz curricular das escolas de Brusque. “Existe uma abertura no currículo, uma organização interna para que cada professor utilize sua área do conhecimento para ensinar sobre a bandeira, por exemplo”.

Diversos vereadores se manifestaram favoráveis ao projeto, como Alessandro Simas, Jean Pirola, André Rezini, Natal Lira e Deco Batisti, que destacaram a importância de resgatar o patriotismo entre as crianças e adolescentes.

O vereador Cacá Tavares lembra que o Hino Nacional já é cantado nas escolas do município. “A execução do hino sempre teve. É importante deixar claro. Sempre aconteceu, independente da ideologia do prefeito”.

O vereador Ivan Martins pediu vistas do projeto, para incluir também a obrigatoriedade do hino de Brusque no projeto de lei. O pedido do vereador foi aprovado e a discussão foi encerrada.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo