Projeto Rotas do Itajaí passa por Nova Petrópolis e Bento Gonçalves
Texto: Rosemari Glatz
Imagens: Daniel Floriani
Durante a manhã, o roteiro se concentrou em Nova Petrópolis. A primeira empresa visitada foi a Cervejaria Edelbrau, que significa “Cervejaria Nobre”, fundada em 2011 no município, onde a cultura e a tradição germânica estão nas raízes de seu povo.
Além de conhecer o processo produtivo do empreendimento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra que abordou os aspectos mercadológicos do negócio. A visita teve como foco de estudos as seguintes temáticas: preservação da cultura, empreendedorismo e planejamento de Marketing par o Turismo.
A segunda empresa visitada durante a manhã foi o restaurante conhecido como GaletonPiccolo Pollo, considerado o pioneiro no segmento no município. O empreendimento familiar atua há 23 anos no mercado. “Baseado nesse enfoque, constatou-se que os proprietários atuam diretamente no atendimento ao cliente e primam pela qualidade e pela preservação da cultura e tradições italianas”, conta a professora Rosemari Glatz, organizadora do projeto.
Dando continuidade aos trabalhos, na tarde do dia 7 de novembro, os participantes da viagem de estudos tiveram a oportunidade de assistir a peça “Epopeia Italiana”, que funciona no município de Bento Gonçalves e reproduz uma viagem ao passado, permitindo conhecer melhor a história da imigração italiana para o Brasil nos idos de 1875. Esta parte do estudo abordou os seguintes temas: empreendedorismo; resgate histórico e cultural.
Para fechar as atividades do dia, o grupo conheceu a região denominada “Caminhos de Pedra”. Retratando a história de um povo em forma de arquitetura, paisagens e costumes, o roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. O percurso tem 12 km de extensão e resgata o passado em busca de valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. O estudo teve como foco os seguintes temas: Associativismo e parcerias para o turismo; Resgate histórico e cultural; Preservação da cultura; Apoio e envolvimento com a atividade turista regional.
No sábado, o grupo de estudos conheceu a Vinícola Miolo e participou de uma palestra. Em seguida realizou um tour pelo Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. As duas atividades têm como foco a preservação da cultura e empreendedorismo. Como última atividade da viagem de estudos, o grupo ainda vai realizar uma visita aos Cannyons, com foco na educação para a turismo e sustentabilidade.