Projeto traz livros infantis com pontos turísticos de Brusque como cenário
Ao todo cinco histórias foram desenvolvidas para as crianças
Pontos turísticos de Brusque ficarão mais próximos das crianças através de livros. O estudante de pedagogia e monitor do Centro de Educação Infantil Noêmia Fialho, Renam Borges, está desenvolvendo cinco histórias que trazem no seu contexto a cidade de Brusque.
O projeto surgiu ao observar as contações de história que ocorrem na sala de aula e pela reação das crianças. O intuito é incentivar a leitura e retratar culturalmente a cidade. Já em relação aos livros, cada um possui um objetivo e algum elemento que conecta a criança ao município.
O marreco Teco
Uma das primeiras histórias desenvolvidas por Borges, O Marreco Teco aborda temas do cotidiano infantil. Um dos incentivos do livro é reforçar a necessidade de cuidar de objetos pessoais e alheios.
O personagem Teco possui um boneco que se encontra em péssimas condições. Ao longo da busca pelo conserto do brinquedo, pontos culturais da cidade são retratados. Entre eles está a Fenarreco.
A sonhadora capivara Iara
No livro A sonhadora capivara Iara são abordados temas como cuidado ao meio ambiente e bullying. Elementos de Brusque aparecem ao longo da história, como por exemplo, o rio Itajaí-Mirim.
A personagem principal, Iara, tem o sonho de ser famosa e busca maneiras de fazer isso acontecer. Ao compartilhar as ideias com amigos, ela é desmotivada e motivo de risadas. Além de conquistar o seu objetivo, Iara incentiva os brusquenses a limpar o rio.
Bicharada animada do Zoo
Com um estilo diferente dos demais, este livro tem como objetivo trabalhar o cognitivo da criança. Através dos animais da Fundação Parque Ecológico Zoo Botânico de Brusque, charadas e adivinhas foram criadas.
O menino e o avô
Neste livro o foco é o respeito. Conforme o autor, o menino vem a Brusque para visitar o seu avô, que ensina a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas. Além disso, a história tem como cenário diversas praças e parques do município, como o Parque das Esculturas.
O livro sem cor
O quinto livro desenvolvido por Borges não traz elementos de Brusque, mas tem como foco o autismo, que é presente em muitas salas de aula. Nesta história, um livro todo branco nunca é escolhido pelas crianças, devido a ausência de cor. Mas a situação muda quando uma criança com autismo entra na escola.
Leitura em sala de aula
Algumas das histórias já foram contadas e aprovadas pelas crianças. Em sala de aula, Borges leu os livros para os alunos do CEI Noêmia Fialho.
Ao longo da leitura, as crianças participaram através de questionamentos e comentários. Além de reconhecerem os locais em que as histórias ocorrem, os alunos tiveram o desejo de leitura incentivado.
Sobre o autor
Nascido em uma pequena cidade do estado do Pará, Renam Borges veio para Brusque à procura de oportunidade de trabalho. Na cidade ele encontrou não somente emprego, mas também acolhimento.
Foi no município que ele descobriu sua paixão pelas salas de aula e começou a estudar pedagogia. Por meio dos livros ele busca homenagear a cidade que hoje é sua casa.
Até o momento, apenas duas histórias foram ilustradas. Borges está em busca de apoio para dar continuidade ao projeto. Pessoas interessadas podem entrar em contato através do telefone 47 997 711 747.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube