Projeto Vida celebra 10 anos de atuação em Brusque
Objetivo é retirar das ruas pessoas em situação de vulnerabilidade
O Projeto Vida, que tem como objetivo retirar pessoas de situação de vulnerabilidade social das ruas e oferecer oportunidades de reinserção das mesmas na sociedade, celebrou na sexta-feira, 21, dez anos de atuação em Brusque.
Na oportunidade foi realizada uma confraternização com voluntários e participantes do projeto.
Ao longo de sua década de existência, o projeto já retirou das ruas aproximadamente 80 pessoas, que foram encaminhadas para reabilitação e inserção social.
Todas as segundas-feiras, às 20h, voluntários que atuam no projeto fazem o trabalho de abordagem com moradores de rua, onde buscam levar a eles palavras de conforto, fé e esperança.
Casa de apoio
Além disso, há mais de dois anos o projeto, que tem a contribuição de empresas e entidades brusquenses, conta com uma casa de apoio, que recebe dependentes químicos recuperados, vindos da Fazenda Canaã e de outra clínica de reabilitação parceira.
No espaço, por de 30 dias, ex-dependentes químicos são observados, para saber se estão aptos a voltarem para reinserção social, onde ganham apoio para a confecção de documentos pessoais e currículos, encaminhados a empresas parceiras do projeto.
Quando eles conseguem um emprego, têm direito de permanecer por três meses na residência, e posteriormente vão em busca de tocar suas próprias vidas, de forma independente.
Desde o início das atividades já passaram pela casa de apoio 22 pessoas, das quais dez delas continuaram trabalhando e foram recuperadas. Já outras 12 optaram em voltar para vida nas ruas ou às drogas.