A 33ª Pronegócio encerrou na última sexta-feira, 17 de maio, com um novo recorde: a comercialização de 1,325 milhão peças, apontando um crescimento de 7% com relação à rodada de verão realizada em 2012. Na edição do ano passado foram comercializadas 1,242 milhão de peças.
O evento, promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com o Sebrae/SC e o Programa Nova Economia Catarinense, foi realizado no Pavilhão da Fenarreco e reuniu 190 empresas-fornecedoras e mais de 900 lojistas-compradores de diversas partes do país. Os estados que lideraram as compras foram Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Em menores percentuais, mas também muito importantes para a rodada de negócios, ficaram os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Pará.
“Começamos a trabalhar na 33ª edição há três meses, e pelo trabalho que vínhamos fazendo com toda a equipe da Ampe, toda diretoria, e-mails, convites enviados, sentimos algumas dificuldades em conseguir trazer os compradores para Brusque, visto que o frio ainda não tinha chegado, e a gente depende do inverno para vender o verão. Mas assim que o evento começou, fomos percebendo sua evolução. Tínhamos 130 boxes, todos tomados, e precisamos fazer boxes alternativos na área do restaurante para poder acomodar os compradores que vieram”, avalia o presidente da Ampe, Luiz Carlos Rosin.
Segundo Rosin, diversos fatores contribuíram para o sucesso do evento, entre eles a evolução dos produtos, que pode ser notada na maioria das coleções. “Muito do que vimos há 20 dias na Missão Nova York-Miami, as tendências, foram encontradas em produtos nessa rodada. Outro fator importante que também contribuiu para termos uma melhora nas vendas foi o workshop que fizemos com o Nelson Marinho, e que preparou os compradores. Todos esses ingredientes é que fizeram que nós alavancássemos um crescimento novamente da rodada, tanto em faturamento quanto em número de peças”, afirma.
AMPE moderniza gestão com software de BI
A 33ª edição da Pronegócio foi marcada pela inovação tecnológica. A grande novidade ficou por conta do software de BI (Business Intelligence),que fez uma análise de todos os setores do evento em tempo real.
O software desenvolvido por Pierre Grotti e Iago Carlos Schlup analisa e processa informações de todos os setores do evento, permitindo que os gerentes monitorem continuamente o desempenho dos negócios. “Trabalhamos de forma incansável para instalar essa aplicação nesta edição e conseguimos”, afirma Pierre Grotti, diretor responsável pela arquitetura de todo o sistema da Pronegócio.
Na tarde de sexta-feira, último dia do evento, o software apontava a comercialização de 34.271 peças por hora, índice que se elevou nos momentos de pico da rodada de negócios. “São inovações importantes que acontecem a cada Pronegócio. Na rodada de inverno, realizada em janeiro, implantamos o sistema dos pedidos por meio de notebooks e Ipads. Desta forma, eliminamos os blocos de papel. Nesta edição já realizamos o projeto piloto para eliminar a impressão dos pedidos. Desta forma, o pedido é realizado e passado por e-mail ao comprador, fornecedor e à Ampe. O piloto foi aprovado e o objetivo é colocar o projeto em prática na próxima rodada”, completa o presidente Luiz Carlos Rosin.