Pronto atendimento para casos leves em UBSs diminui demanda nos hospitais de Brusque
Secretário de Saúde avalia abertura de pronto atendimento de forma positiva
Secretário de Saúde avalia abertura de pronto atendimento de forma positiva
O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, avalia de forma positiva a abertura do pronto atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maluche. Desde o início de março a unidade atende casos leves de urgência.
A medida foi tomada para desafogar a demanda no Hospital Azambuja em meio à pandemia da Covid-19.
Souza diz que ainda vai demorar algumas semanas até a população se acostumar com esta mudança, para que se dirijam até essas unidades, mas que o resultado já tem sido positivo. “No fim de semana o hospital continua com movimento elevado, mas durante a semana já tem se percebido uma melhora na demanda”, observa o secretário.
Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Saúde abriu um pronto atendimento na UBS do bairro Limeira. A unidade também vai atender pacientes de bairros como Santa Terezinha e Poço Fundo. “Tem grande demanda, é um bairro muito populoso”, comenta Souza.
Por enquanto, a secretaria não pretende abrir mais pronto atendimentos nas unidades básicas de saúde. A expectativa é de que nas próximas semanas os números da Covid-19 comecem a cair.
As UBSs do Jardim Maluche e Limeira agora atendem casos leves de urgência, como diarreia, alergias, cólicas e dores de cabeça. O atendimento é voltado a pacientes que não possuem sintomas respiratórios, pois neste caso o paciente deve procurar o Centro de Triagem.
Para atendimento é necessário ter em mãos Cartão Nacional do Sus e um documento com foto.
Casos leves de urgência (diarreia, dor de ouvido, cólicas, alergia):
UBS Jardim Maluche, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
UBS Limeira, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
Hospital Dom Joaquim, todos os dias, das 7h às 22h.
Sintomas respiratórios (coriza, febre, tosse, falta de ar):
Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e finais de semana, das 8h às 17h.
Casos graves (fraturas, dor no peito, crises convulsivas, falta de ar intensa)
Hospital Azambuja, atendimento 24 horas.