Prefeitura de Brusque/Divulgação
Pronto atendimento para casos leves em UBSs diminui demanda nos hospitais de Brusque
Secretário de Saúde avalia abertura de pronto atendimento de forma positiva
O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, avalia de forma positiva a abertura do pronto atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maluche. Desde o início de março a unidade atende casos leves de urgência.
A medida foi tomada para desafogar a demanda no Hospital Azambuja em meio à pandemia da Covid-19.
Souza diz que ainda vai demorar algumas semanas até a população se acostumar com esta mudança, para que se dirijam até essas unidades, mas que o resultado já tem sido positivo. “No fim de semana o hospital continua com movimento elevado, mas durante a semana já tem se percebido uma melhora na demanda”, observa o secretário.
Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Saúde abriu um pronto atendimento na UBS do bairro Limeira. A unidade também vai atender pacientes de bairros como Santa Terezinha e Poço Fundo. “Tem grande demanda, é um bairro muito populoso”, comenta Souza.
Por enquanto, a secretaria não pretende abrir mais pronto atendimentos nas unidades básicas de saúde. A expectativa é de que nas próximas semanas os números da Covid-19 comecem a cair.
As UBSs do Jardim Maluche e Limeira agora atendem casos leves de urgência, como diarreia, alergias, cólicas e dores de cabeça. O atendimento é voltado a pacientes que não possuem sintomas respiratórios, pois neste caso o paciente deve procurar o Centro de Triagem.
Para atendimento é necessário ter em mãos Cartão Nacional do Sus e um documento com foto.
Confira onde buscar atendimento
Casos leves de urgência (diarreia, dor de ouvido, cólicas, alergia):
UBS Jardim Maluche, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
UBS Limeira, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
Hospital Dom Joaquim, todos os dias, das 7h às 22h.
Sintomas respiratórios (coriza, febre, tosse, falta de ar):
Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e finais de semana, das 8h às 17h.
Casos graves (fraturas, dor no peito, crises convulsivas, falta de ar intensa)
Hospital Azambuja, atendimento 24 horas.