X
X

Buscar

Pronto atendimento para casos leves em UBSs diminui demanda nos hospitais de Brusque

Secretário de Saúde avalia abertura de pronto atendimento de forma positiva

O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, avalia de forma positiva a abertura do pronto atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maluche. Desde o início de março a unidade atende casos leves de urgência. 

A medida foi tomada para desafogar a demanda no Hospital Azambuja em meio à pandemia da Covid-19. 

Souza diz que ainda vai demorar algumas semanas até a população se acostumar com esta mudança, para que se dirijam até essas unidades, mas que o resultado já tem sido positivo. “No fim de semana o hospital continua com movimento elevado, mas durante a semana já tem se percebido uma melhora na demanda”, observa o secretário. 

Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Saúde abriu um pronto atendimento na UBS do bairro Limeira. A unidade também vai atender pacientes de bairros como Santa Terezinha e Poço Fundo. “Tem grande demanda, é um bairro muito populoso”, comenta Souza. 

Por enquanto, a secretaria não pretende abrir mais pronto atendimentos nas unidades básicas de saúde. A expectativa é de que nas próximas semanas os números da Covid-19 comecem a cair. 

As UBSs do Jardim Maluche e Limeira agora atendem casos leves de urgência, como diarreia, alergias, cólicas e dores de cabeça.  O atendimento é voltado a pacientes que não possuem sintomas respiratórios, pois neste caso o paciente deve procurar o Centro de Triagem. 

Para atendimento é necessário ter em mãos Cartão Nacional do Sus e um documento com foto.

Confira onde buscar atendimento

Casos leves de urgência (diarreia, dor de ouvido, cólicas, alergia):

UBS Jardim Maluche, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
UBS Limeira, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
Hospital Dom Joaquim, todos os dias, das 7h às 22h.

Sintomas respiratórios (coriza, febre, tosse, falta de ar):

Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e finais de semana, das 8h às 17h.

Casos graves (fraturas, dor no peito, crises convulsivas, falta de ar intensa)

Hospital Azambuja, atendimento 24 horas.