X
X

Buscar

Proposta de parceria público-privada lançada pela Prefeitura de Brusque inclui apenas esgoto

Objetivo é fazer a concessão do serviço sem custos ao governo municipal

A Prefeitura de Brusque lançou, no dia 14 de dezembro, uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão do serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.

Quem ouviu o anúncio e é mais atento à administração municipal lembrou-se que Roberto Prudêncio Neto, que foi prefeito interino entre abril de 2015 e julho de 2016, já havia lançado também uma PMI.

No entanto, existe uma diferença básica e fundamental entre os dois. O PMI atual é só para o esgoto, enquanto que o antigo era para água e esgoto.

Veja também:
Grupos brusquenses vão à Serra catarinense por caça de javalis-europeus

Luciano Hang recorre de sentença que negou retirada de termos do Google

“Estamos pensando em terceirizar as cavernas”, diz prefeito de Botuverá 

O prefeito em exercício, Ari Vequi, explica que o objetivo ao escolher esse processo para o esgotamento sanitário é não onerar os cofres públicos. Nesta modalidade, a prefeitura não tem custos nem com projeto.

De acordo com o município, as empresas interessadas deverão apresentar as suas propostas dentro de 120 dias. Uma comissão formada por cinco engenheiros da prefeitura avaliará os aspectos técnicos.

Vequi explica que a comissão deverá analisar não só se a proposta é moderna, mas também se ela vai se adequar à realidade do município. Ele esclarece que se trata, neste momento, somente de proposta.

“Apresentada a proposta, a gente licita para que a empresa faça o projeto e possa licitar a obra. Vai ser visto técnica e preço, na licitação. Quem ganhar paga o projeto e assume a obra. Está no PMI até R$ 2 milhões para projeto, quem vai pagar é o vencedor do processo licitatório. No caso do esgoto, quem ganhar vai pagar o projeto executivo.”

Por enquanto, não se sabe quanto tempo irá demorar a implantação e qual o custo global porque ainda não existe o projeto do sistema de esgotamento sanitário.

Veja também:
Samae de Brusque: promessas do prefeito custam caro e serão cumpridas em longo prazo

Operação prende casal de traficantes com grande quantidade de drogas, no bairro Limeira

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Vequi diz que a prefeitura espera que a tarifa de esgoto seja estipulada em até 80% da de água. Ele entende como um valor razoável e abaixo de outras cidades, como Blumenau, em que é 116%.

A abertura do PMI também é uma forma da prefeitura começar a sanar o problema da falta de tratamento coletivo de esgoto na cidade. Brusque é a única cidade do estado com mais de 100 mil habitantes sem nada de tratamento.

A prefeitura também assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público em 2011. Nele, comprometeu-se em resolver a questão.