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Proposta de Plano de mobilidade sugere implantação de VLT e transporte hidroviário em Brusque

Comissão apresentou sugestões cenários e metas para a mobilidade do município semana passada

Na semana passada, foi cumprida mais uma etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque. O evento aconteceu no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e apresentou à população algumas propostas, cenários e metas para a mobilidade do município.

A confecção do plano municipal é uma exigência do governo federal para as prefeituras. O projeto é desenvolvido pela Unifebe desde setembro do ano passado, após convênio com a prefeitura.

A equipe é formada por sete professores de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, devido a uma parceria da prefeitura com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, o grupo recebe consultorias do professor Christoph Hupfer, que coordena o curso de Gestão de Sistemas de Tráfego da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe.

A professora Patrícia Kuwer, presidente da Comissão para o Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque, explica que o processo de elaboração das propostas e metas apresentadas foi feito com base no diagnóstico sobre a mobilidade do município realizado pela comissão. 

Desde o ano passado, o grupo realizou pesquisas com o objetivo de conhecer a fundo a realidade da cidade quando o assunto é mobilidade. Também foram realizadas diversas oficinas comunitárias em vários bairros da cidade, em que os membros da comissão puderam ouvir as sugestões da população.

Plano prevê também remodelação de algumas ruas, como a avenida Cônsul Carlos Renaux | Foto: Reprodução

Com base em todos os dados e estatísticas levantadas nos últimos meses, a comissão chegou a algumas propostas que considera importantes para melhorar a mobilidade do município, integrando pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual, além de ideias para a redução de acidentes e campanhas de educação no trânsito.

“Analisamos várias propostas no intuito de melhorar as condições de deslocamento (fluxos na cidade) e de criar mais infraestrutura e segurança para os modais mais sustentáveis, como melhorar as condições de caminhabilidade e das vias cicláveis, além de melhor infraestrutura e nível de serviço para o transporte público”, diz.

De acordo com ela, a intenção é que o Plano de Mobilidade seja concluído ainda neste ano.

As propostas

O Município teve acesso ao material apresentado na semana passada e traz algumas das propostas sugeridas pelo grupo para integrar o Plano de Mobilidade de Brusque. 

É importante lembrar que são somente sugestões e que o plano ainda terá uma audiência pública final na Câmara de Vereadores. 

A aplicação das propostas ficará sob responsabilidade da prefeitura, que pode implantar as diretrizes de acordo com suas metas de governo. Conheça algumas.

Pedestres

Para os pedestres, o plano tem como objetivo qualificar as calçadas, incentivar os deslocamentos a pé, garantir a segurança dos pedestres nos cruzamentos, além de aprimorar a informação e a sinalização.

Entre as propostas sugeridas pelo grupo está a padronização adequada das calçadas, com legislação e projeto sobre o tema, além da criação do selo “Calçada Amiga”. 

O grupo propõe ainda ruas arborizadas, implementação e regularização do uso de vagas-vivas, ou seja, áreas que antes eram destinadas a carros transformadas em espaços de convivência.

Outra sugestão é implementar vias preferenciais para pedestres na avenida Cônsul Carlos Renaux e entorno; no cruzamento das ruas Florianópolis e Santa Cruz, no bairro Águas Claras; nas imediações do Hospital Azambuja, da Escola Feliciano Pires, do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, da FIP, do Stop Shop e também do terminal urbano, áreas consideradas de tráfego lento.

Ciclistas

O plano de mobilidade prevê tornar o sistema de transporte por bicicletas mais atrativo e seguro, além de garantir a qualidade da infraestrutura das ciclovias e ciclofaixas.

Entre as propostas apresentadas está a possibilidade de transporte de bicicletas nos veículos do transporte público coletivo; considerar nos projetos viários o emprego de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas; definir a rede cicloviária para Brusque; implantação de bicicletário com proteção; ampliação do sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade; exigência para que médios e grandes empreendimentos possuam vestiários e vagas de bicicletas com paraciclos.

Foi apresentado um mapa com a rede cicloviária proposta para o município. A ideia é que com o tempo, Brusque tenha mais de 100 quilômetros de vias cicláveis.

Além disso, o plano de mobilidade também destaca a importância do sistema de aluguel e compartilhamento de bicicletas. 

Transporte coletivo

O plano de mobilidade visa ampliar a atratividade do sistema de transporte público coletivo e a satisfação do usuário. Entre os objetivos está a implantação do uso de corredores estruturantes, como corredores exclusivos ou preferenciais de ônibus; redução do custo operacional do sistema através de ações de eficiência e de financiamento para a modicidade da tarifa.

O plano também pretende garantir a acessibilidade aos pontos de embarque e desembarque do sistema de transporte coletivo.

Uma série de propostas foi elencada para contribuir com a melhoria do transporte público na cidade. Entre as principais estão a qualificação do transporte público por ônibus (linhas, itinerário, frequência e frota); elevar o número de veículos com entrada baixa e/ou plataforma elevatória; tornar a recarga do cartão magnético individual mais prática e implantação de transporte público com micro-ônibus no Centro.

Outra sugestão do plano de mobilidade é a implantação do sistema de transporte público hidroviário. O estudo prevê sete estações de embarque e desembarque, com duas embarcações fazendo rotas em 18 minutos, com frequência de três viagens por hora, totalizando 72 viagens por dia. As embarcações teriam capacidade para 55 pessoas.

A comissão também propõe a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) em Brusque. A sugestão é que a primeira linha a ser considerada seja a conexão entre os bairros Santa Terezinha e Águas Claras, em um percurso de 13,5 km.

Transporte individual

Para carros e motos, o objetivo é diminuir o índice de deslocamentos, melhorar a fluidez do trânsito, reduzir a atratividade dos deslocamentos rotineiros realizados através de carros e motos , além de utilizar mecanismos de regulação para incentivar a mobilidade sustentável.

As principais propostas são a qualificação de vias e ampliação da possibilidade de ligação dos bairros aos centros; viabilização de consultas em tempo real de rotas e estacionamentos por meio de aplicativo; revisão e incrementação da gestão de estacionamentos em áreas públicas (rotativo) e privadas; além da revisão do cálculo da oferta de vagas de estacionamento em empreendimentos comerciais, de serviço e industriais. Há também a proposta de restrição de veículos na área central de Brusque.