Proposta de Plano Diretor Cicloviário é entregue à prefeitura por vereador
Proposta de Valmir Ludvig regulamenta as políticas públicas relacionadas ao uso da bicicleta no município
Proposta de Valmir Ludvig regulamenta as políticas públicas relacionadas ao uso da bicicleta no município
O vereador Valmir Ludvig (PT) encaminhou à prefeitura, após ter seu requerimento aprovado pelos colegas, um anteprojeto de lei que visa instituir o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Brusque. A matéria foi apresentada em forma de anteprojeto porque, pela legislação, cabe apenas ao poder Executivo protocolar projetos de lei que tratam deste tema.
O objetivo principal dessa proposta é possibilitar a divisão de forma mais democrática do espaço público entre motoristas e ciclistas. Segundo Ludvig, este projeto foi baseado nos planos já existentes em Porto Alegre (RS) e Gaspar, e foi adaptado à realidade de Brusque.
O vereador salientou, na proposição, que há um pedido de informação não respondido pela prefeitura, o qual solicitava a apresentação do plano de governo municipal relacionado a ciclofaixas e projetos relativos à área.
Adalberto Zen, que responde interinamente pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), afirma que o anteprojeto ainda não chegou à pasta, mas garantiu que irá analisá-lo quando tomar conhecimento.
Ele relembra que havia um plano cicloviário em elaboração durante a gestão do ex-secretário Paulo Sestrem, no governo Paulo Eccel, mas que depois de sua saída o assunto não foi levado adiante. Hoje, explica, a pasta se limita à repintura dos espaços já reservados ao trânsito de bicicletas.
Zen explica que há lugares em que foram recebidas solicitações de implantação de ciclofaixa, mas a estrutura e a largura das vias não comporta que isso seja executado.
O que diz o anteprojeto
Um dos objetivos do plano é assegurar a circulação cicloviária de maneira eficiente, com ênfase na segurança no trânsito. Além da rede de ciclovias, ciclofaixas e espaços compartilhados, a proposta sugere também os bicicletários junto aos prédios públicos.
A proposta inclui também as novas construções do município. Em um dos artigos, prevê que todos os projetos de construção ou expansão das vias públicas deverão incluir a implantação do sistema cicloviário previsto.
Ela especifica ainda que, nos casos em que a implantação da via implicar construção de pontes, viadutos ou abertura de tuneis, essas obras também deverão ser dotadas de sistemas cicloviários integrados ao projeto.
O plano reforça também propostas já contidas, em parte, no Plano Diretor municipal, como a destinação de local reservado para o estacionamento de bicicletas. Hoje, contudo, não há diferenciação do espaço reservado a motos do que é reservado às bikes.
Tarifas e concessões
O Plano Diretor Cicloviário prevê uma expansão na implantação de bicicletários, cujos custos, segundo a proposta, não devem ser repassados aos usuários. A critério do poder Executivo municipal, porém, poderá ser permitida a cobrança de tarifa para guarda de bicicletas nos bicicletários.
Também faz parte do projeto a possibilidade de que a construção e a manutenção de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários públicos sejam concedidas a particulares, mediante prévio procedimento licitatório
A proposta de Ludvig contempla ainda a implantação da chamada rede cicloviária estrutural, cujo objetivo é colocar modais de bicicleta em postos específicos, como próximos a escolas, atendendo os eixos de maior demanda e as principais regiões do município.
O poder público deve realizar, segundo o projeto, a melhoria da segurança nos locais de maior ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas.
Em um de seus últimos artigos, o plano estabelece, por fim, a possibilidade de parcerias público-privadas para garantir a execução das obras necessárias.