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Prorrogada a votação popular para o concurso do MEC sobre prevenção do Zika Vírus

Apae de Brusque é semifinalista na etapa, com o vídeo 'Xô Zika’

Foi prorrogada, até o dia 4 de setembro, a votação popular para o concurso ‘Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti ‘, do Ministério da Educação (MEC). Assim, a população de Brusque e região tem até a data para votar no vídeo ‘Xô Zika’, produzido por alunas da Pré Qualificação II, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque.

O concurso é voltado a todo o sistema educacional brasileiro e tem como objetivo originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente o Zika Vírus. O concurso escolherá vídeos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.

Nesta etapa, foram selecionados 18 vídeos para a votação popular, entre eles o da Apae de Brusque, que foi um dos finalistas estaduais. Com isso, basta acessar o site: www.zikazero.mec.gov.br/juri-popular, escolher a categoria Educação Jovens e Adultos, votar no vídeo produzido pelos alunos da Apae de Brusque, e confirmar o voto no e-mail enviado pelo concurso.

Além do voto popular, os vídeos finalistas nacionais passarão por uma nova etapa de avaliação, a qual será feita pela Comissão Julgadora Final que escolherá um vencedor em cada categoria e nível. Vencerá o vídeo que tiver maior número de votos. “Convidamos toda a comunidade de Brusque e região acessar o site, votar no nosso vídeo, e colaborar para que esse trabalho desenvolvido com tanto esforço e dedicação pelos nossos alunos possa ser reconhecido nacionalmente”, comenta a secretária Executiva da Apae, Milani Zunino,

Produção

Para a produção do vídeo, foram realizadas pesquisas online, diálogos e conversas para entender como acontece o ciclo do mosquito, o que deve ser fazer para prevenção do mesmo, sintomas das doenças, entre outras informações, que através da gravação do vídeo promoveu o aprimoramento do conhecimento dos alunos. A produção teve orientação das professoras Joice V. B. Diegoli e Graziela B. Dalcastagner.