Protocolo de tratamento da Covid-19 em Brusque envolve isolamento de toda a família do infectado
Secretário de Saúde explica que todos os familiares têm que permanecer em quarentena de até 15 dias
O protocolo de isolamento de pacientes com a Covid-19 em Brusque envolve a quarentena de todos os familiares do contaminado, de acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari.
De acordo com Fornari, todos os familiares que vivem na mesma residência ficam em isolamento, considerando todos como possíveis contaminados. Todos têm que permanecer entre 10 e 14 dias em isolamento social.
“Não existe mais aquilo de que a pessoa fica em um quarto isolado, todas as pessoas ficam isoladas na casa”, esclarece.
Para que o paciente seja considerado recuperado da doença, ele tem que estar três dias assintomático. Normalmente, a Secretaria de Saúde preconiza fazer testes na família toda, apesar de o governo federal não considerar mais a necessidade disso, segundo Fornari.
Testes estão sendo realizados também nos familiares para que seja diagnosticada ou não a doença. Na segunda-feira, 18, foram feitos 28 testes, a maioria na casa de pessoas que estão com a Covid-19. A tendência é que mais exames sejam feitos.
O monitoramento do paciente é feito por telefone e também de forma presencial. “A equipe da Vigilância Epidemiológica fica em contato com o paciente por telefone. Nosso médico, entre o 10º e o 14º dia, comparece às casas dos pacientes para checar a situação deles”, explica Fornari.
O secretário explica que não é necessário uma dedetização nas casas após a verificação de que o paciente está assintomático para a doença.
“Quando o paciente está assintomático por três dias, consideramos que todo o ambiente esteja assintomático também, diferente de empresas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que a gente não tem como todos ficarem em casa, então a gente desinfeta o ambiente e continuam os trabalhos”.
O atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19 está centralizado no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. O Centro de Triagem funciona das 7h as 19h, de segunda a sexta-feira. Mais de 2,2 mil pessoas já passaram pelo local desde o início da pandemia. Brusque já tem mais de 80 casos do novo coronavírus confirmados.