X
X

Buscar

Prova teórica passa a ser obrigatória para motoristas que fizerem curso de reciclagem

A partir de 5 de agosto, teste será aplicado nas Ciretrans do estado

Condutores infratores que tenham a habilitação suspensa ou cassada serão submetidos à prova teórica de reciclagem nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) a partir do próximo dia 5 de agosto em todo o estado.

Para que a medida entre em vigor, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) buscou a parceria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) para desenvolver uma ferramenta no sistema DetranNet que contemple a modalidade Penalidades. A nova funcionalidade foi apresentada durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 17, em Florianópolis.

Veja também:
Brusquenses investem na hospedagem de turistas por meio de plataforma online

Pórtico de entrada de Brusque na rodovia Antônio Heil passa por reformas

Cinco coisas para fazer neste fim de semana em Brusque e região

O encontro reuniu profissionais do Detran, do Ciasc, delegados regionais e representantes das Ciretrans de diversas regiões de Santa Catarina. Na ocasião, foi feita a apresentação e demonstração do sistema que será disponibilizado para os operadores, além do repasse de orientações gerais quanto aos procedimentos a serem adotados, de acordo com o anexo II, da Resolução 168/2004 do Contran.

Cada Ciretran fará o agendamento da prova de acordo com a demanda. Na capital, a avaliação deve ocorrer toda quarta-feira. Assim, o condutor que tiver cumprido o período de suspensão ou cassação, deve apresentar o certificado no órgão de trânsito de seu município para fazer o agendamento da prova.

A exigência será aplicada a todos os condutores que realizaram o curso de reciclagem, mesmo que estejam cumprindo o período de suspensão, desde que ainda não tenham entregado seus certificados nos órgãos de trânsito.

Veja também:
Brusque conta com caldeirão no Augusto Bauer para subir à Série C

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Conheça o processo de doação e conservação dos 40 cadáveres de laboratório da Furb

Para os condutores de outras unidades da federação, será obrigatória a transferência do prontuário, pois o interessado deve constar na base de dados estadual para que possa realizar a prova e cumprir todas as etapas do processo administrativo.

O gerente geral das Jaris e Imposição de Penalidades do Detran, Felipe Odara, explica que o objetivo é avaliar o conhecimento dos condutores adquiridos durante o curso de reciclagem. “É algo que vem somar a todas as medidas implantadas pelo Detran para um trânsito mais seguro e consciente”.