Prudêncio Neto é eleito presidente da Câmara de Vereadores
Vereador foi eleito com nove votos, contra seis de Edson Rubem Muller, e passa a comandar o Legislativo em 2015
O vereador Roberto Prudêncio Neto (PSD) foi eleito ontem o novo presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove dos 15 votos e assumirá para um mandato de, teoricamente, dois anos. Para a vice-presidência, foi eleito o vereador Jean Pirola (PP). Para a função de primeiro e segundo secretários, foram eleitos os vereadores André Rezini (PPS) e Moacir Giraldi (PTdoB), respectivamente.
Prudêncio recebeu votos de todos os vereadores de oposição. Do lado do governo, a chapa era composta por Edson Rubem Muller, o Pipoca, do PP (presidente), Marli Leandro, do PT (vice-presidente), Valmir Ludvig, do PT (1º secretário), e José Isaias Vechi, também do PT, como 2º secretário. Essa chapa recebeu seis votos, e foi derrotada. Nenhum outro candidato se apresentou.
O mandato de dois anos poderá ser abreviado para apenas um. Isso porque existe, informalmente, acordo para que a presidência do Legislativo seja ocupada, em 2016, por Jean Pirola (PP). Ao final da sessão, Prudêncio confirmou que o acordo está mantido e que Pirola irá, uma hora ou outra, assumir a presidência, no entanto, não confirmou por qual período isso aconteceria.
O vereador do PSD substitui Guilherme Marchewsky (PMDB), que presidiu a Câmara por dois anos. Após ter sido um dos parlamentares a rachar com o governo no começo do ano, ele se tornou também pivô de uma reviravolta na eleição à presidência. Isso porque, até o começo do ano, havia também acordo informal de que o PMDB ocuparia a presidência nos primeiros dois anos de Legislatura, e o PT nos dois anos seguintes.
Com o racha da base aliada, também esse acordo ficou prejudicado, com a aproximação de Marchewsky e de outros três vereadores (Jean Pirola, André Rezini, do PPS e Alessandro Simas, do PR) com o bloco de oposição. O presidente eleito afirma que deverá manter a forma de trabalho adotada por seu antecessor.
“É o momento de maior alegria da minha vida, agradeço por terem me confiado a responsabilidade. É fantástico quando no mesmo espaço físico encontramos pessoas que representam os inúmeros segmentos sociais, debatendo seu futuro. É no poder Legislativo que temos a representação social, necessária aos debates que solucionam os problemas”, afirmou, em seu primeiro discurso como presidente eleito.
Ele era o único vereador da bancada do PSD que ainda não havia sido presidente do Legislativo, e isso, segundo Prudêncio, pesou para a sua indicação, que foi acatada por parlamentares da oposição e do bloco dissidente do governo. Aliás, a nova mesa-diretora é formada exclusivamente por parlamentares de oposição.
Essa foi a primeira eleição da mesa-diretora realizada com voto aberto, medida que passou a valer depois de alteração no regimento interno, realizada em 2013. Os vereadores eleitos tomam posse automaticamente a partir do dia 1º de janeiro. No entanto, seu trabalho só deve começar efetivamente nos primeiros dias de fevereiro, quando o Legislativo volta do recesso.
O eleito
Roberto Pedro Prudêncio Neto, 33 anos, é natural de Joaçaba, mas veio para Brusque com um ano de idade. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí em 2005, em 2007 concluiu pós-graduação em Direito Eleitoral pela Univali. Em 2008 concluiu sua segunda pós-graduação, em Direito Empresarial, também pela Univali. É vereador em segundo mandato.