PSB articula apoio do PT em pelo menos dois estados para as eleições de outubro
Túnel do tempo Nada como um dia após outro. Houve um tempo em que o então presidente do Democratas (ex-PFL), o ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen qualificou o PT como uma “raça”, de quem o Brasil “estaria livre pelos próximos 30 anos”. Quase premonitório, já que seu chefe-mor está na cadeia. Agora seu filho, Paulinho […]
Túnel do tempo
Nada como um dia após outro. Houve um tempo em que o então presidente do Democratas (ex-PFL), o ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen qualificou o PT como uma “raça”, de quem o Brasil “estaria livre pelos próximos 30 anos”. Quase premonitório, já que seu chefe-mor está na cadeia. Agora seu filho, Paulinho Bornhausen, presidente do PSB em SC e com direito a dar palpites no diretório nacional, atua forte nos apoios que o partido pode ter nas eleições de outubro, inclusive para a Presidência da República. Com 11 pré-candidatos a governos estaduais, o PSB não terá o apoio do PSDB em nenhum estado, mas deve ser apoiado pelos petistas na Paraíba e Tocantins.
Clube do Bolinha
Percebe-se um certo clamor popular pela renovação na política. Mas há políticos completamente surdos e insensíveis, como os vereadores de Capivari de Baixo, na região de Tubarão, cuja maioria rejeitou projeto de lei que propunha a criação do programa Câmara Jovem, que já existe em dezenas de legislativos municipais. Lamentável, profundamente lamentável.
Mais um
O deputado federal Jorginho Mello (PR-SC) não é o único catarinense a integrar a Comissão do Fim do Foro Privilegiado, instalada no Congresso Nacional anteontem. O deputado Celso Maldaner foi indicado pelo seu partido (MDB) para ser membro titular. Doze propostas de emenda constitucional tramitam na Câmara com relação ao assunto e estão sendo apensadas ao projeto, incluindo uma de Maldaner, que pede o fim da regalia em todas as esferas, até mesmo do Presidente da República.
Arquivo
O Ministério Público Federal informa que decidiu arquivar procedimento extrajudicial originário de SC que pedia providências em relação ao ciclo de debates “O golpe de 2014 e o futuro de democracia no Brasil”, iniciado em março e com conclusão neste mês, na UFSC. Apesar de ser flagrante a improbidade administrativa, os procuradores federais, a exemplo de outros casos do gênero, alegam ter que respeitar a autonomia que gozam as universidades públicas brasileiras. Então tá.
Deboche
Mais uma patada nos catarinenses, da Agencia Nacional dos Transportes Terrestres e Dnit, que anunciaram um novo prazo – final de 2021 e início de 2022 – para conclusão do famigerado contorno da BR-101, em Florianópolis. O último prazo dado era 2020. Se leis e contratos valessem, a concessionária deveria ter entregue a obra ao assumir a estrada, em 2012. E isso estava no contrato de concessão.
Torcida
Na reunião entre representantes do MP-SC, PM-SC, Federação Catarinense de Futebol e dirigentes de Avaí e Figueirense, para discutir ações de segurança para os jogos de futebol envolvendo os dois clubes da Capital, um coronel afirmou o que alguns jornalistas esportivos vinham notando: houve um aumento nos conflitos entre as duas torcidas, principalmente após a liberação das bebidas alcoólicas dentro dos estádios. Na reunião passou ao largo outro fato: o consumo de drogas, em pleno estádio, entre algumas torcidas organizadas.
Minoria
Projeto da deputada estadual Luciane Carminatti tenta novamente reparar uma injusta discriminação contra as mulheres na Polícia Militar de SC. Até 2017 a corporação fixava em seus concursos públicos no máximo 6% das vagas para elas. Uma lei estadual, no ano passado, aumentou o percentual para 10%, o que é ainda ridículo. O novo projeto prevê 30% para elas nos quadros de oficiais e de praças. O justo seria 50%.
Diplomacia
Novamente com brilhantismo, com 44 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, a florianopolitana Márcia Donner Abreu passou pela sabatina do plenário do Senado, quarta-feira, para exercer o cargo de embaixadora do Brasil no Cazaquistão. Acumulará o cargo com o Turcomenistão e a República Quirguiz, ou Quirguistão. Antecipou que assim que assumir tem a intenção de viabilizar a realização de uma feira de produtos brasileiros e visitas de comitivas empresariais a Astana, capital do Cazaquistão, assim como negociar a venda de aviões militares brasileiros.
Queijos artesanais
O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) foi relator na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional de projeto ali aprovado que regulamenta a elaboração e a comercialização de queijos artesanais. A proposta autoriza sua comercialização em todo o território nacional mediante critérios higiênico-sanitários, como a exigência de certificação de propriedade livre de tuberculose e o controle da potabilidade da água usada nos processos de elaboração do queijo e nas atividades de ordenha.