Psicólogo de Blumenau denunciado por abusar sexualmente paciente é condenado; saiba pena
Ele foi condenado em primeira instância, recorreu e teve a pena mantida na segunda instância
O psicólogo de Blumenau, José Machado, acusado de abusar sexualmente de uma paciente, teve a pena mantida na segunda instância na última quinta-feira, 4. Ele foi julgado em primeira instância e condenado, mas o réu entrou com recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).
Em primeira instância, José Machado foi condenado à pena de cinco anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado. Ele ainda foi condenado a indenizar a vítima em R$ 50 mil.
No julgamento em segunda instância, o relator Desembargador Luiz Neri Oliveira de Souza, diz no voto que, por unanimidade, o TJ-SC decidiu “conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento apenas para, afastando a negativação dada ao vetor culpabilidade, readequar a pena definitivamente estabelecida para 5 anos, 2 meses e 6 dias de reclusão, mantidos os demais termos sentenciais”.
Sendo a nova pena diminuída em oito meses da condenação inicial, fixando em cinco anos, dois meses e seis dias de prisão.
Relembre o caso
As denúncias foram registradas em 2019, quando a jovem tentou cometer suicídio e acabou sendo hospitalizada. Durante a internação, acabou narrando o tratamento com o “dr Jota”, como ele é conhecido.
Nas sessões, ele usaria de hipnose para abusar da vítima. Ele também teria ministrado medicamentos psiquiátricos a ela, conduta vetada para psicólogos. José Machado também é conhecido por ser palestrante e autor.
“Mesmo depois das denúncias e condenação junto ao CRP-SC ele manteve consultório aberto e convenceu clientes a lhe defender nas audiências. O Conselho Regional de Psicologia demorou demais para concluir o procedimento”, relata a advogada da vítima, Rosane Martins.
Além da denúncia no Conselho, ela também registrou o caso na esfera criminal e civil, para que a jovem receba reparação dos danos morais. A defensora pede que, caso José Machado continue a atender, a conduta seja denunciada.
*Colaborou Yasmim Eble
Leia também os destaques da semana:
1. Após proibição, torneio de canto de pássaros pode retornar em Brusque; entenda
2. Zen SA, de Brusque, anuncia novo CEO; saiba quem é
3. WhatsApp deixará de funcionar em 15 modelos de celular; saiba quais
4. Luciano Hang e Havan se manifestam após TJ-SC decidir afastar indenização que Folha de S.Paulo pagaria aos dois
5. Governo divulga lista de marcas de café impróprias para consumo
Assista agora mesmo!
“Jogo da mentira” trazido da Itália, brìscola é praticada em Botuverá há quase 150 anos: