Público da 34ª Fenarreco já consumiu quatro toneladas de marreco

Expectativa do restaurante Schmitt Buffet e Eventos é que até o final da festa sejam consumidas oito toneladas

Público da 34ª Fenarreco já consumiu quatro toneladas de marreco

Expectativa do restaurante Schmitt Buffet e Eventos é que até o final da festa sejam consumidas oito toneladas

O prato mais requisitado da 34ª Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco, é a ave que dá título à festa. Segundo Rodrigo Schmitt, do restaurante oficial da festa Schmitt Buffet e Eventos, até esta quarta-feira, 16, foram consumidos quatro toneladas de marreco.

A expectativa do restaurante é que sejam consumidas oito toneladas até o fim da festa. De acordo com Schmitt, o marreco está presente em quatro pratos típicos oferecidos. A ave da festa é originada em Brusque e Indaial.

Para ele, a edição deste ano da Fenarreco está melhor do que a de anos passados e comenta que a gastronomia é uma grande atração da festa. “A Fenarreco está criando mais força. Costumamos caprichar e acaba resultando em um bom público. Percebemos mais pessoas à noite”, diz.

Outro alimento que está sendo muito consumido é o Eisbein, o tradicional joelho de porco. Schmitt detalha que já foram vendidos duas toneladas do alimento, sendo 1,2 tonelada no prato típico e 800 quilos no bufê. O Eisbein disponível na festa é originado em Timbó.

O consumo de batatas também chama a atenção, pois até agora já foram vendidas 1,7 toneladas. São, portanto, 100 caixas de 30 quilos cada. Schmitt conta que a origem é de um fornecedor de Guabiruba.

Mais de oito mil pratos são vendidos na Fenarreco

Até esta quarta, 16, foram vendidos 8.152 refeições pelo restaurante, entre bufê e à la carte. Segundo Schmitt, o maior número é do bufê, que foram vendidos 4.279 pratos. Em segundo lugar está o prato à la carte de marreco recheado, com 1.455 pratos vendidos.

Em seguida vem as sobremesas, com 524 pratos vendidos; 1/2 bufê , para crianças de 5 a 9 anos, com 507 pratos; o Eisben, com 500 pratos; o petisco alemão, com 341 pratos;  a porção de marreco crispy, com 328 pratos; e as salsichas especiais, com 218 pratos.

Um destaque para o público é a possibilidade de validar o estacionamento para quem for almoçar no restaurante. Schmitt explica que a pessoa paga o estacionamento, é carimbado durante o almoço e o valor é restituído na saída.

O valor do bufê livre é R$ 43, o mesmo da última edição. O 1/2 bufê, para crianças de 5 a 9 anos, está por R$ 30.

Das bebidas, segundo a prefeitura de Brusque, foram vendidos 51.664 copos de chope, 13.644 copos de bebidas não alcoólicas e 478 drinks.

Números da cozinha

Schmitt conta que a comida é comprada durante a festa, para garantir o frescor e a qualidade. Na Fenarreco, o restaurante conta com armazenamento de duas câmaras frias, que somadas 72 metros quadrados de área.

No total, são 25 pessoas que trabalham na cozinha. Na parte de atendimento, são dez trabalhadores em dias tranquilos e 20 em dias de movimento, como sábado e domingo.

“A cozinha não para, funciona até na madrugada. Os alimentos são assados no dia, como o marreco, que começa a preparação à noite”, diz.

O Schmitt Buffet e Eventos funciona todos os dias de Fenarreco, das 11h até às 23h30, e o bufê funciona das 11h às 15h e das 19h às 23h30. A festa segue até este domingo, 20, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo