Saiba quais motivos têm sido elencados para as filas nas seções eleitorais de Brusque

Demora em biometria, atrasos e quantidade de eleitores nos locais de votação têm sido cogitados

Saiba quais motivos têm sido elencados para as filas nas seções eleitorais de Brusque

Demora em biometria, atrasos e quantidade de eleitores nos locais de votação têm sido cogitados

As longas filas vistas em diversos locais de votação de Brusque são resultado de um conjunto de fatores, conforme relata o chefe de cartório da 86ª zona eleitoral (Brusque), Guilherme Benedet, e entre eles está a leitura biométrica. Há muitos eleitores que levam mais tempo para ter esta confirmação antes de acessarem as cabines. Em menor proporção, houve também muitos atrasos de mesários nestas eleições.

“A biometria torna o processo de votação mais seguro, mas também pode torná-lo um pouco mais demorado, dependendo do tempo que o eleitor leva para ter a leitura da digital”, comenta. Há pessoas que precisam de mais do que uma ou duas tentativas.

Foi também aferido um grande número de mesários que se atrasaram, o que também acarretou em demora em determinadas seções. Até a publicação desta matéria, não há um número exato sobre mesários e demais convocados que faltaram, mas Benedet relata que o cadastro de reserva foi bastante utilizado.

Quanto a urnas eletrônicas, o chefe da 86ª Zona Eleitoral afirma que houve necessidade de substituição de uma única urna eletrônica, na Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks, no bairro Dom Joaquim.

As conversas entre quem costuma trabalhar nas eleições é de que há uma maior quantidade de eleitores comparecendo aos locais de votação, que também causa as filas. Perguntado sobre se é possível aferir se haverá uma taxa de abstenção menor nestas eleições, Benedet afirma que só será possível ter certeza com o resultado oficial, mas que esta tem sido uma informação extraoficial.

Quem também observa o movimento é o o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Heintje Heerdt, responsável pelo policiamento nos locais de votação. “Isto gera um atraso, também por questão da biometria. E há muita gente em dúvida também nos votos de deputados e senador.”

O juiz eleitoral, Edemar Leopoldo Schlösser, teria preferência na fila, mas diz que preferiu aguardar normalmente, e levou 1h15 para votar. Além da questão da biometria e dos cinco votos, ele reparou também a questão dos grupos que têm preferência na fila em algumas seções, e comenta que houve demora também em outras cidades.

Quem estiver nas filas às 17h, receberá senhas e terá seu direito de voto garantido. Quem chegar após este horário, que é o oficial, não poderá adentrar o local de votação.


Saiba tudo sobre as Eleições 2022:

1. Consulte nomes, números e informações dos candidatos
2. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
3. Confira entrevistas com os candidatos a deputado estadual, federal e suplente de senador de Brusque
4. Últimas notícias


– Assista agora:
Conheça a história da igrejinha abandonada da Nova Itália, em Brusque, que tem árvore na torre

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo