Qual a emoção de estar nas páginas de um livro?
O dia 01 deste mês foi importantíssimo e marcante para alguns jovens da cidade de Brusque. Ocorreu, no Espaço Hiato, o lançamento do livro Formação de Jovens Escritores. O livro foi marco da conclusão de um curso que durou catorze semanas, durante as quais uma média de quinze jovens se reuniram para aprender, falar e discutir poesia, além de fortalecer, a cada semana, o laço de amizade com os colegas e professores do curso.
Em 2015, o Coletivo Hiato ofereceu gratuitamente um curso para formar jovens escritores em Brusque. Nesse curso foram abordadas técnicas de escrita e dicas envolvendo criatividade, estilística etc. Os professores, Rafael Zen, Guilherme Muller, Lieza Neves, Silvia Teske e Lucas Schlemper exerceram papéis de instrutores, pais da escrita e, carinhosamente chamando, mestres. E os alunos, por sua vez, aprendizes.
Para explicar melhor sobre o curso e lançamento do livro, temos depoimentos de alguns escritores, para que eles demonstrem o sentimento da maneira que eles se saem melhor: escrevendo.
O Pedro Rabelo de Araújo Neto diz: “frequentar o curso de Formação de Jovens Escritores abriu inúmeros caminhos na minha vida. Novos amigos, aprendizados, oportunidades e a publicação de um livro incrível! Além do mais, com todos os professores talentosíssimos que tivemos, não havia uma única tarde de sexta-feira que acabasse sem que tivéssemos nos enaltecido com uma chuva de novas percepções poéticas, técnicas de escrita e exaltação da nossa ânsia por escrever. Posso dizer que antes do curso eu apenas sabia observar as coisas com os olhos, mas depois, com o tempo, eu aprendi a enxergar o mundo com a imaginação e principalmente com o coração. Assim, tudo isso não poderia culminar em outro resultado que não um lindo e apaixonante livro de poesias e prosas poéticas. Uma obra que reúne 12 habilidosíssimos jovens escritores de Brusque. Com toda a certeza, uma das melhores coisas que já me aconteceram!”
Já a escritora Lara Fischer comenta: “o Coletivo Hiato me proporcionou uma reestruturação literário, (re)aprendi a me comunicar com o mundo. Posso perceber hoje os reflexos das aulas no meu gosto pela escrita, leitura e crítica dos textos, além de auxiliar na escola, porque muitos dos textos que lá entramos em contato foram estudados dentro do colégio. Só tenho a agradecer os professores maravilhosos do Coletivo, os quais passaram essas curtas e trabalhosas 15 semanas se dedicando a despertar um novo sentido poético dentro de nós, realmente conseguiram nos tocar com suas palavras e floreios. O livro foi uma feliz consequência desse processo, a alegria de concretizar efetivamente a publicação foi imensa e indescritível, porém foi uma pequena parte do brilho que invadiu nosso “artista interior” durante as aulas. Obrigada, obrigada, obrigada!”
Álvaro Huber afirma: “participar da formação de jovens escritores foi uma experiência extremamente singular, principalmente porque eu nunca tinha feito nada parecido. Durante as aulas eu tenho certeza de que não fui o único a começar a ver poesia de uma forma diferente e interpretá-la de um jeito excepcional. Os professores nos mostraram algo novo e nos ensinaram não só a escrever poemas, mas também a lê-los, e com certeza esse curso vai ter um impacto grandioso na minha vida. No final, quando o nosso livro foi lançado, a sensação era surreal. Os textos que eu contribuí foram, em sua maioria, feitos ao acaso, sem a cobrança dos professores, e isso mostra como o curso me ajudou a crescer como escritor. Ter seu nome publicado num livro é incrível, pra não dizer mágico. Vou carregar esse livro – e o peso da experiência! – comigo para a vida toda.”
A Sarah Beatriz Freiner afirma que a experiência do curso foi surpreendente. “Eu conheci coisas sobre o mundo e mim mesma que eu não tinha nem ideia – e realmente incrível, pra ser sincera. Eu gostei muito do curso, das aulas, dos professores… Expandiu muito meus conhecimentos, ainda sinto saudade das aulas todas as sextas à tarde. Isso sem falar nas amizades que eu fiz… Bom, a sensação de estar em um livro, que as pessoas vão ler meus textos e poemas, é de puro orgulho! Eu costumo ser muito possessiva com meus textos, então publicá-los foi um passo muito importante pra mim, mas eu ameei! De verdade, eu me apaixonei por todo o processo do curso e de sair num livro!”
E eu, Vitor Hochsprung, concordando e complementando esses comentários, digo que a experiência de conviver com pessoas que compartilham dos mesmos gostos foi inigualável. Jovens com o mesmo sonho, professores com uma missão – que foi cumprida com sucesso. Tudo parecia melhor a cada sexta-feira. Os amigos, o desenvolvimento de nossas habilidades, enfim, tudo mesmo! Agradecer aos organizadores e colaboradores é pouco. É gratificante ver todo aprendizado impresso e muito bem distribuído em páginas de um livro tão… tão… nosso! Muito obrigado a todos, por tudo!
Além de nós cinco, mais sete escritores transbordam talento no livro. São eles: Alexia Melissa Hörner, Ana Schmidt, Anna Carolina Pedrini, Bárbara Tamazia, Bia Franzoi, Laiza Nunes Paz e Lissandra Maiara Fischer.
Parabéns para nós!
Vitor Hochsprung – 17 anos – Letras – FURB