X
X

Buscar

Quarta-feira de decisões no Catarinense

Confira o que cada equipe precisa para se classificar ao quadrangular

Seis times disputam três vagas para o quadrangular final do Campeonato Catarinense nesta quarta-feira. Dos cinco duelos programados para a última rodada, somente um – Metropolitano e Avaí – não tem equipes envolvidas na busca por uma das vagas. O Leão está eliminado e vai disputar o hexagonal final, enquanto o time de Blumenau já assegurou vaga entre os quatro melhores da competição.

Leia também
Minuto a minuto
Nos demais jogos, há dois confrontos diretos. Entre eles, o do Brusque – que joga diante da Chapecoense na Arena Condá. Joinville e Marcílio Dias também brigam diretamente por uma das vagas na Arena Joinville. Nos outros dois jogos da noite, Criciúma e Figueirense garantem classificação caso vençam, em casa, Atlético de Ibirama e Juventus, respectivamente. As duas equipes, junto com o próprio Brusque, dependem apenas de suas forças para estar na próxima fase da competição. A rodada decisiva do Catarinense começa a partir das 19h30 com a partida entre Metropolitano e Avaí. Os demais jogos iniciam todos às 22h. 
Veja abaixo  o que cada equipe precisa para se classificar.

Chapecoense x Brusque
Para o Brusque o empate basta. Já para a Chapecoense, só a vitória interessa. Promessa de um jogo aberto na Arena Condá, de onde deve sair um dos classificados para o quadrangular. O Bruscão só não se classifica com empate caso o Criciúma vença o Atlético de Ibirama e Figueirense e Joinville também ganhem seus jogos e tirem uma diferença de quatro e cinco gols de saldo, na sequência, em jogos com Juventus e Marcílio Dias, respectivamente. O time do Oeste pode se classificar com uma vitória simples. Mas terá que secar Criciúma, Figueirense ou Joinville para ficar com a vaga. Pelo menos um destes três times tem que tropeçar na rodada. Caso isso não aconteça, a equipe do Oeste terá que tirar diferença de saldo de um gol para o Joinville, ou de dois para o Figueirense.
Criciúma x Atlético-IB
O Criciúma só depende se uma vitória simples para garantir seu lugar entre os quatro melhores do Catarinão diante do já eliminado Atlético-IB. Com 13 pontos, a equipe pode até mesmo terminar a primeira fase na liderança caso Metropolitano e Brusque tropecem diante de Avaí e Chapecoense, respectivamente. Um empate da equipe do Sul, no entanto, provavelmente elimina o atual campeão da competição. O Tigre teria que secar Figueirense, Joinville e Chapecoense. Destes três, somente um poderia vencer na rodada. Se perder, o time fica praticamente sem chances de classificação. Automaticamente, seria ultrapassado por Joinville ou Marcílio Dias, que fazem confronto direto na Arena. Ficaria fora caso o Figueirense vença o Juventus no Orlando Scarpelli ou a Chapecoense derrote o Brusque na Arena Condá.
Joinville x Marcílio Dias
Joinville e Marcílio Dias fazem um duelo direto, mas indiferente do resultado final na Arena, ambos podem acabar sem a vaga. O JEC está em situação mais confortável. Empatado com Figueirense e Chapecoense no número de pontos, pode superar os adversários no saldo de gols e garantir a vaga desde que faça uma vantagem maior que os rivais diante do Marinheiro. Atualmente tem dois gols de saldo, um abaixo do Figueira e um acima do Verdão do Oeste. Caso empate, o time tem que torcer para que o Figueirense perca para o Juventus em casa e a Chapecoense também fique no empate com o Brusque. Se perder, está eliminado. A missão do Marinheiro é complicada. Além de ganhar do JEC, a equipe só se classifica caso Figueirense e Chapecoense não vençam seus jogos. Se um deles ganhar, o time de Itajaí precisará que o Juventus vença o Criciúma no Heriberto Hülse.
Figueirense x Juventus
Atualmente na quarta colocação, o Figueirense pode acabar sem a vaga mesmo com uma vitória na última rodada diante do Juventus. Por isso, a equipe da Capital precisa fazer saldo diante do time de Jaraguá do Sul para não correr risco de ser ultrapassada por Joinville e Chapecoense, equipes que possuem a mesma pontuação, mas perdem no saldo de gols. O alvinegro tem três, o Joinville dois, enquanto a Chapecoense tem um. Com possibilidade de chegar aos 15 pontos, o time pode até mesmo roubar a vaga do Brusque – isso se a equipe brusquense ficar no empate com a Chapecoense no Oeste – mas, neste caso, precisaria tirar uma desvantagem de quatro gols de saldo. Se empatar, o time alvinegro necessita que o Criciúma perca para o Atlético de Ibirama e a Chapecoense não vença o Brusque. Se um destes dois resultados for desfavorável, ainda pode ficar com a vaga caso Joinville e Marcílio Dias também fiquem no empate. A derrota elimina o time da Capital.
Metropolitano x Avaí
Metropolitano e Avaí fazem o jogo mais morno da rodada e o único que não interfere na sequência da competição. Enquanto o Avaí está eliminado e vai para o hexagonal, o Metrô já tem vaga assegurada no quadrangular final do Estadual. O time ocupa a liderança da competição – posição que pode consolidar caso supere a equipe da Capital no estádio do Sesi.