Corpo de Bombeiros do Águas Claras voltará a atender após o Carnaval
Parte do efetivo foi deslocado para a Operação Veraneio, no litoral, e para o helicóptero Arcanjo 03
Parte do efetivo foi deslocado para a Operação Veraneio, no litoral, e para o helicóptero Arcanjo 03
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Brusque, no bairro Águas Claras, voltará a atender apenas após o Carnaval, no dia 15 de fevereiro. O local está inativo desde 7 de dezembro do ano passado, quando quatro profissionais foram deslocados para a Operação Veraneio, no litoral, e dois para o helicóptero Arcanjo 03.
O tenente Hugo Manfrin Dallossi, comandante da companhia, diz que a ausência dos bombeiros prejudica ocorrências mais distantes, porém, a população continua sendo atendida. Ele afirma que neste período de férias boa parte da população se deslocam para o litoral e por isso é preciso que os bombeiros sejam transferidos para os pontos com mais pessoas. “É o que se faz quando não tem contratação de mais profissionais: retira-se do interior para levar onde tem mais demanda”, explica.
O comandante diz que a população de Brusque pode ser prejudicada em casos mais graves, como por exemplo, de uma parada cardiorrespiratória. “Neste caso pode fazer muita diferença, mas buscamos sempre atender o mais rápido possível”.
Ele explica que há atendimentos de casos mais clínicos, que são demanda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém, a prioridade são traumas e acidentes.
Atualmente, Brusque conta com sete a oito bombeiros, dependendo da escala. São quatro caminhões de combate à incêndio, uma viatura de supervisionamento e duas ambulâncias, sendo que neste período, já que o quartel de Águas Claras está inativo, apenas uma ambulância está atendendo.
Atendimentos
Foram registrados pelos bombeiros, entre 24 de dezembro do ano passado até domingo, 3, 116 atendimentos em Brusque, 43 em Guabiruba e quatro em Botuverá. Em geral foram ocorrências de atendimento pré-hospitalar, salvamento, busca e resgate, incêndio e cortes de árvores.