X
X

Buscar

Quase 250 pacientes já foram testados para Covid-19 em Brusque

Secretário de Saúde apresentou números da epidemia até o momento no município

Em transmissão ao vivo realizada pelas redes sociais da Prefeitura de Brusque na tarde desta quarta-feira, 22, o secretário de Saúde, Humberto Fornari, informou que 240 pessoas foram testadas para a Covid-19 no município até o momento. Dessas, 43 tiveram o resultado positivo para a doença e 133 foram negativadas.

Segundo o secretário, Brusque é uma das cidades da região que mais está testando pacientes. “A testagem em massa não é possível, não teremos capacidade em números de exames e nem quantidade financeira”.

Foram realizados no município 98 testes Genolab, 74 testes do Lacen, 44 testes rápidos do Ministério da Saúde e 25 comprados pela Secretaria de Saúde de Brusque.

De acordo com o secretário, as barreiras sanitárias realizadas nas entradas das cidades durante quase um mês, em conjunto com o Centro de Triagem, resultaram na internação de 32 pacientes com sintomas suspeitos de coronavírus. Desses, sete foram confirmados, sendo cinco internados no Hospital Azambuja e dois no Imigrantes Hospital e Maternidade.

“As barreiras foram muito importantes, pois conseguimos ganhar tempo para poder trabalhar e evitar o avanço. Tivemos um delay no aparecimento da doença, o nosso primeiro caso foi só no dia 27 de março, e isso nos permitiu trabalhar de forma mais tranquila e organizarmos nossas estratégias”, diz.

Ainda segundo os dados apresentados pelo secretário, 3.893 pessoas foram monitoradas pelas equipes de saúde do município após passarem pelas barreiras sanitárias. Outros 563 pacientes foram monitorados em isolamento depois de passagem pelo Centro de Triagem.

Atualmente, 209 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde da prefeitura em domicílio por apresentarem sintomas da doença. De acordo com o secretário, esse número é modificado constantemente. “São pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, dor no corpo, e não transcorreram os 14 dias ainda e por isso precisam de monitoramento domiciliar. Os pacientes que têm piora da evolução são encaminhados para o Centro de Triagem e então é feito o teste”, explica.

No espaço montado no pavilhão da Fenarreco desde o dia 23 de março, 992 pacientes relataram tosse, 857 cansaço, 903 dor de cabeça e 253 informaram ter histórico de viagem recente.

Dos casos confirmados 43 casos confirmados em Brusque, 12 são considerados curados e outros sete aguardam os resultados dos testes.

O prefeito Jonas Paegle destacou a importância do uso de máscara pela população que é obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais, principalmente agora com a liberação do comércio em geral, shoppings, restaurantes e academias. 

Paegle também lembrou da importância de manter o distanciamento seguro, evitar aglomeração e higienizar as mãos com água e sabão e álcool em gel.

o vice-prefeito Ari Vequi ressaltou que com a liberação dos serviços, manter a cidade com o menor número de casos de coronavírus está nas mãos da população. “Ficamos um mês com tudo fechado praticamente, trabalhando bastante para conter a doença e agora depende da população, usar máscara, manter a distância segura e evitar aglomeração”.

O secretário Fornari considera que a situação do município ainda é tranquila, já que a secretaria trabalha com focos pontuais da doença. Porém, ele alerta que a partir de agora, a tendência é que os casos cresçam na cidade e o pico de Brusque deve ser entre maio e junho.

“O governo do estado determinou que agora um paciente positivo de coronavírus todos os familiares com sintomas respiratórios serão considerados Covid-19, então não se assustem se aumentar. Por enquanto nossa situação é tranquila, dos 10 leitos de UTI, apenas um está ocupado por paciente Covid-19 e dos 71 leitos sequestrados pelo estado, nenhum está ocupado por paciente com coronavírus”.

O secretário informou ainda que nos próximos dias o município deve adquirir mais 500 testes rápidos e outros 500 PCRs.