Quase 3 mil atletas participam da Meia Maratona de Brusque; veja fotos e vídeo da largada
Competidores disputaram provas nas categorias de 21km, 14km, 7km e 3km na manhã deste domingo
Competidores disputaram provas nas categorias de 21km, 14km, 7km e 3km na manhã deste domingo
Na manhã deste domingo, 16, foi realizada a Meia Maratona Havan de Brusque, que teve largada na Arena Brusque, com provas de 21 quilômetros, 14 km, 7 km, 3 km e para crianças. O evento, que teve a confirmação de 2,5 mil participantes entre cinco e 71 anos, contou com a participação de atletas de Brusque, Blumenau, Itajaí, Navegantes, Curitiba, São João Batista e Balneário Camboriú. Parte desses corredores veio para o evento com um grupo de corrida.
Na largada, muitos familiares e amigos estavam presentes para incentivar os atletas que enfrentaram o frio e uma garoa durante a prova.
Confira o vídeo da largada da Meia Maratona
Pela primeira vez em Brusque
Formado há três anos, o grupo de Itajaí Run 4 Life teve 22 atletas inscritos em diversas categorias. A integrante Sabrina Schloegl, 35 anos, disputou a categoria dos 7km.
A atleta corre há dois anos e conta que os participantes da equipe realizam treinos semanais e participam das competições juntos. “Fui convidada pelo meu namorado que começou a correr com outro amigo do trabalho, que depois levou outro amigo, que levou um parente e acabamos virando um grupo que estimulou todos a correrem juntos”, explica.
Eles já disputaram competições em Blumenau e Joinville, e pela primeira vez participaram de uma prova em Brusque. Segundo ela, cada integrante corre conforme seus limites. “Temos gente que começou há poucos meses, outros são mais experientes e correm há mais tempo então já tem mais facilidade para correr distâncias maiores. Cada um faz realmente o que pode e quer fazer, não é estipulada nenhuma meta para o pessoal”, diz.
Sabrina afirma que os participantes gostam de apoiar um ao outro, e não importa quem chega primeiro e por último. “É fato que correr entre amigos é muito mais gostoso e muito legal. Nos encontramos nos retornos, damos apoio para o outro e esperamos o último na linha de chegada. A corrida às vezes fica em segundo plano, estamos mais na amizade do que pela corrida ou competição”, diz.
Incentivo através dos desafios
Um grupo de brusquenses criou a equipe Correr para Vencer, com o intuito de motivar os amigos que até então não praticavam o esporte. A primeira corrida em grupo ocorreu em novembro do ano passado. A equipe, que começou com 10 pessoas, conta com mais de 22 integrantes atualmente.
Elitom André Gonçalves, 25, afirma que é incentivado a correr graças a união do grupo. Para treinarem, geralmente os atletas correm em pequenos grupos duas vezes por semana, pois muitos trabalham. “Temos um grupo de Whatsapp, e quando cada um vai correr marca o tempo no aplicativo, e joga lá para motivar os outros. Um desafia o outro na verdade”, afirma.
Mesmo correndo em categorias diferentes, os atletas que cruzam a linha de chegada primeiro fazem questão de voltar e buscar os amigos que ainda estão correndo. “Vamos buscar eles para motivar e não deixar desistir”, explica.
Da academia às ruas
A equipe Fênix Fit, de Navegantes, trouxe 75 inscritos para disputar as categorias da Meia Maratona. Franciane Niggemann, 32, competiu na prova dos 3km e afirma que adora participar das corridas. Segundo ela, o grupo participa de duas competições por mês e aproveita para treinar na orla da praia durante a semana.
Criado por Inalva Lois, proprietária de uma academia da cidade litorânea, o grupo tem um ritual antes de iniciar a prova: eles se reúnem para ouvir a palavra da treinadora, fazem um aquecimento e tiram um momento para orar. “Com eles te puxando, dá um gás maior e você busca mais metas”, avalia.
Satisfação entre amigos
O grupo paranaense da cidade de Rio Branco do Sul, Se Apinxemo, trouxe 30 atletas para participar da Meia Maratona e demais categorias. A equipe foi criada há três anos em uma conversa na praia. Na época, muitos amigos não corriam e a fundação da equipe incentivou a prática esportiva. No interior do Paraná, o termo “se apinchar” significa se jogar, por esse motivo foi utilizado para nomear o grupo.
O integrante Lucas Santiago, 23, considera a corrida um esporte individual e que lhe proporciona muita satisfação. Ele encara a prova como uma competição interna para vencer seus limites. “Me traz satisfação vencer comigo mesmo”.
A equipe, que participa de corridas em todo país, também realiza treinos para ter um desempenho melhor nas provas. Na avaliação de Santiago, correr entre amigos é motivacional. “Fica muito mais tranquilo (correr com os amigos) e sempre nos encontramos no meio do percurso. Visamos sempre curtir o esporte pois é uma satisfação estar correndo”, explica.