X
X

Buscar

Quase 300 atendimentos foram realizados em mutirão de prevenção ao câncer de pele, em Brusque

Mutirão gratuito foi realizado no sábado

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria de Saúde de Brusque, promoveram no sábado, 7, um mutirão gratuito em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, celebrado no Dezembro Laranja.

Em relação ao ano passado, houve um aumento de 20% na procura pelos atendimentos, saltando de 251 para 298. Foram constatados 45 casos suspeitos de carcinoma (tipo menos agressivo da doença) e outros seis diagnósticos de possíveis de melanoma (tipo mais grave que pode até levar a morte).

No momento das consultas, cerca de dez pacientes já passaram por cirurgias no local e, os demais foram encaminhados para atendimento e acompanhamento pela prefeitura, através do Sistema Único de Saúde (Sus).

“Esta é uma campanha nacional, que visa chamar atenção sobre a prevenção e o rápido diagnóstico das doenças relacionadas a pele. Desta forma, os médicos, mesmo que não integram o quadro de servidores da prefeitura, atuam de forma voluntária e gratuita neste dia, para atingir o maior número possível de pacientes”, comenta a dermatologista da Secretaria de Saúde de Brusque, Ana Kris da Silva.

Participaram do mutirão, dez médicos especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia e um médico cirurgião oncológico, especialista em câncer.