Quatro das principais secretarias da prefeitura de Brusque são comandadas por mulheres

Saúde, Educação, Samae e Ibplan hoje têm gestoras como responsáveis

Quatro das principais secretarias da prefeitura de Brusque são comandadas por mulheres

Saúde, Educação, Samae e Ibplan hoje têm gestoras como responsáveis

Nos últimos anos, as mulheres têm ganhado mais espaço dentro da política e, consequentemente, na administração pública. Em Brusque, este cenário não é diferente. Hoje, quatro pastas fundamentais da prefeitura são comandadas por mulheres: Secretaria da Saúde, Educação, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan).

Leia também: Na falta de herdeiros, bens de Brusque vão para prefeitura

A secretária de Educação, Gleusa Fischer, esteve à frente da pasta durante todo o governo de Paulo Eccel. Saiu na gestão interina de Roberto Prudêncio Neto e foi convidada pelo prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, para retornar à função para os últimos seis meses desta gestão.

Gleusa Fischer é a Secretária de Educação / Foto: Divulgação
Gleusa Fischer é a Secretária de Educação / Foto: Divulgação

Ela afirma que as mulheres têm ocupado papel de destaque na sociedade e não poderia ser diferente dentro da administração pública. “As mulheres estão participando mais ativamente de tudo. Na classe empresarial, por exemplo, quantas mulheres se destacam, estão à frente de suas empresas. Aquele papel de mulher dona de casa é importante, mas se tem condições de ir além desse trabalho, de atender os anseios da comunidade, é muito bom. Fazemos isso com muita responsabilidade”, diz.

Gleusa destaca que se sente feliz em saber que as mulheres estão sendo cada vez mais valorizadas e ocupando posições estratégicas dentro do governo. “As mulheres neste governo são as responsáveis pela vida das pessoas. Estamos à frente da saúde, da educação, da água e do planejamento, de secretarias extremamente importantes, que são fundamentais para que o cidadão tenha qualidade de vida. Me sinto muito orgulhosa por fazer parte deste grupo”.

A diretora-presidente do Samae, Fabiana Dalcastagné, também comemora o espaço dado às mulheres na prefeitura. Ela já atuou no jurídico da autarquia no governo Paulo Eccel, e também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária da Fazenda na mesma gestão, além de mais recentemente ocupar o cargo de diretora jurídica da Câmara de Vereadores.

Fabiana Dalcastagné é a diretora-presidente do Samae / Foto: Divulgação
Fabiana Dalcastagné é a diretora-presidente do Samae / Foto: Divulgação

“É um desafio gratificante. As mulheres estão em pontos estratégicos do governo. Acredito que se deve muito ao nosso olhar diferenciado. Temos uma sensibilidade maior, mas que não impede que sejamos firmes quando é necessário”. “Assim como em vários setores, as mulheres estão sendo cada vez mais valorizadas e buscando seu espaço. É importante essa confiança, e importante também que independente do espaço que ocupem, as mulheres façam ser ouvidas”, completa.

Médica da Secretaria de Saúde há 26 anos, Giselle Moritz foi nomeada recentemente para chefiar a pasta. Para ela, a garra e a determinação são pontos essenciais que fazem as mulheres se destacarem em qualquer função.

Giselle Moritz é a Secretária da Saúde / Foto: Divulgação
Giselle Moritz é a Secretária da Saúde / Foto: Divulgação

“Para mim, sete itens são muito importantes: sonho, trabalho, fé, paciência, persistência e nenhuma desistência. As mulheres têm muito isso, e acredito que essas qualidades fazem com que possamos executar bem o nosso trabalho, em qualquer cargo. O nosso empenho é cada vez maior, e os reflexos estão aí”.

Também servidora efetiva do município, Carolina Meireles foi a escolhida para comandar o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan). Arquiteta, ela atua na pasta há cinco anos e considera importante que a prefeitura abra espaço para as mulheres. “As mulheres no mercado de trabalho estão cada vez mais competitivas, se destacando. Então, nada mais justo do que dar essa oportunidade para as mulheres na prefeitura também”.

Carolina Meirelles é a diretora-presidente do Ibplan / Foto: Divulgação
Carolina Meirelles é a diretora-presidente do Ibplan / Foto: Divulgação

Ela afirma que Brusque está seguindo uma tendência. “Isso é perfeito para o município, mostra que Brusque está seguindo o que está acontecendo no mundo. Para mim, é um desafio enorme, o Ibplan é uma secretaria bem grande, com bastante demanda e estou tentando trabalhar com os efetivos para ter essa continuidade, independente do governo. Estou muito feliz pelo reconhecimento”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo