X
X

Buscar

Quatro dicas simples para economizar em viagens

Muitas vezes pensamos que aquela viagem está fora do nosso orçamento. No entanto, com essas dicas simples – tem muitas outras, mas vamos começar com essas – você vai ver que pode economizar bastante em pequenas coisas e então ajustar melhor o seu orçamento, podendo realizar a viagem e muitas outras.

Os principais gastos de uma viagem são: passagem, hospedagem e transporte. Então, nesses itens, é importante que você pesquise, pesquise e pesquise, se possível com antecedência, para diminuir e conseguir o melhor preço. Essa regrinha de ouro é importante também para saber como otimizar o seu tempo, que consequentemente reflete no seu bolso. Feito isso, aqui vão outras dicas.

Dica 1: Viaje durante a baixa temporada
Cada lugar tem suas particularidades, que definem o fluxo de turistas. A baixa temporada dos principais destinos do mundo tende a acontecer entre os meses de fevereiro a junho e setembro a novembro. Para mim são as melhores épocas. Amo viajar na primavera e outono.

O custo de uma viagem na alta e baixa temporada é realmente diferente, sendo assim, se possível, opte por ir nos meses que não são tão concorridos. Já será uma grande economia, principalmente nas passagens e hospedagem.

Dica 2: Alimentação
Eu costumo sempre dar bastante prioridade para o café da manhã, para que o almoço possa ser leve e então no jantar fazer algo mais legal. Alguns hotéis já tem o serviço incluso, aproveite e faça uma ótima refeição. Caso não esteja incluso, a dica é comprar em algum mercado para comer no quarto do hotel. Se você for sair todos os dias para comer fora pode sair bem caro.

Para o almoço a sugestão é ser algo leve, como um sanduíche, ou dividir algum prato Aproveite para comer as comidas de rua, os foodtrucks, que é um ótimo jeito de conhecer a cultura local.

No jantar, então, quem sabe ir a um lugar mais legal? Porém, a dica de dividir ainda é uma ótima opção. Muitas vezes os pratos são grandes e, dividindo, além de economizar você ainda pode pedir a sobremesa. Para amenizar a culpa, pode dividi-la também.

Além disso, não leve em conta apenas as recomendações dos guias turísticos e do hotel, procure em blogs de viagens, pessoas nas ruas, em lojas. E evite lugares muito badalados, as ruas principais e mais movimentadas costumam ter muitos restaurantes “pega turista”, como costumo dizer.

Aqui vai uma dica sobre água! Você já parou para fazer as contas? Se você tomar três garrafinhas de água por dia, de quatro dólares cada, por uma semana? Ficou caro, né? Mais caro ainda é a água cobrada nos hotéis, fica quase o dobro. Por isso compre no mercado que será mais barato, ou sempre que possível encha em bebedores públicos. Dica: geralmente em hotéis, que tem academia, há bebedouros no local. Aproveite para encher suas garrafinhas.

Dica 3: Passeios gratuitos
A grande maioria dos destinos turísticos tem atrações gratuitas. Grande parte dos museus por exemplo tem pelo menos um dia gratuito na semana. Também há outros lugares como parques, mercados públicos, monumentos, igrejas, feiras, há bastante opções, basta se programar. Outra coisa que além de economizar é priorizar. Pense realmente se você deseja conhecer aquele lugar, ou se você está indo porque “todo mundo” fala que precisa ir. Não existe isso, vá onde você quer ir, conheça o que você quiser. Se quiser ficar a tarde toda no parque e não ir em museus, faça isso. A viagem é sua.

Vou contar uma história: eu já fui quatro vezes para Paris, e nenhum das vezes subi na Torre Eiffel. Na segunda vez estava com minha mãe e minha madrinha, nem eu nem minha madrinha havíamos subido na torre. Eu olhei aquela longa fila e pensei: não vou subir para dizer que subi, não estou afim. Minha madrinha queria ir, assim ela ficou na fila, e eu e minha mãe compramos cerveja e pizza, sentamos na grama e ficamos ali esperando ela, super de boa.

Passou uns 40 minutos, e minha madrinha voltou bufando que a fila não andava e queria sentar na grama conosco, que ali estava bem melhor que esperar para subir na torre.

Dica 4: Anote seus gastos
Com um pouquinho de organização e vontade você verá quão útil pode ser essa dica. Ainda mais hoje em dia, que há aplicativos nos celular para facilitar, então nada de desculpas para não fazer. Anotar os gastos vai te ajudar a se manter mais no controle, e tranquilo para curtir as férias. Você vai poder saber onde está gastando e ver onde pode economizar mais. Quem sabe se economizar certinho no final você até pode se presentear? Acho uma ótima ideia! Ou já deixar para o caixinha da próxima viagem, adoro essa ideia também.

Lembrando que são dicas, cada caso é um caso, e deve ser adaptado de acordo com suas prioridades e realidade. Não vale a pena radicalizar demais, ou ficar muito controlador e esquecer de curtir, afinal viajar é para ser algo prazeroso. Equilíbrio é a palavra-chave.
Frase: Não guarde mágoas, guarde dinheiro para viajar