Quatro salas de aula do CEI Círculo Bom Samaritano inundam após chuva
Entupimento das calhas e vazamento de um vaso sanitário causaram os alagamentos no local
Entupimento das calhas e vazamento de um vaso sanitário causaram os alagamentos no local
A forte chuva que caiu sobre Brusque no início da manhã de sexta-feira, 16, causou prejuízos aos alunos do Centro de Educação Infantil Círculo Bom Samaritano, localizado no Centro. Quatro salas de aula inundaram devido ao entupimento das calhas e, segundo a mãe de um aluno, devido também ao vazamento de um vaso sanitário.
A diretora da creche, Daniela Debrassi Lira, afirma que, quando chegou ao local antes das 7h30 e viu as salas alagadas, ligou para a Secretaria de Educação. De acordo com ela, o órgão acionou o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) que, ainda pela manhã, dirigiu-se ao local para solucionar o problema. Além de entrar em contato com a Educação, a diretora também ligou para os pais que já haviam deixado as crianças no local.
“Eu liguei e pedi para os que estavam livres para pegarem as crianças. Falei sobre o que tinha acontecido e muitos deles vieram pegar os alunos. Mesmo que tenhamos secado as salas, elas ainda estavam úmidas, então não poderíamos deixar as crianças lá dentro. As que ficaram na creche, nós organizamos nas outras três salas que não tinham molhado”, explica a diretora.
Reparos
A reportagem foi até o local na sexta-feira à tarde e encontrou a equipe do DGI realizando reparos no local. De acordo com o coordenador de manutenção do órgão, Claudemir José da Silva, a tubulação do Círculo Bom Samaritano é antiga e, por isto, o DGI executará uma “revisão total” no local.
Na sexta-feira, a equipe limpou as calhas e desentupiu a tubulação. Em relação à tubulação, a mãe de um aluno, que prefere não se identificar, entrou em contato com o Município Dia a Dia para relatar sobre o vazamento de um vaso sanitário. Ela diz que quando foi levar o filho à instituição, deparou-se com a da sala de aula inundada devido ao vazamento do vaso que há no banheiro do cômodo.
“Tinha um cheiro muito ruim. Muitas mães levaram os filhos embora. É preciso fazer uma manutenção regular na creche, também para que o esgoto não cause esses problemas. Me deu até dó dos professores que viram a situação e não podiam ficar nas salas”, conta.
De acordo com o coordenador de manutenção do DGI, os reparos no centro de educação infantil devem continuar nesta semana. No entanto, a diretora afirma que as aulas voltam ao normal hoje para as 97 crianças que frequentam a instituição das 7h30 às 17h.