X
X

Buscar

Quem cultiva saúde, colhe saúde

Você habita um corpo. Esse corpo é seu veículo. Por meio dele você consegue ouvir, falar, sentir, saborear, olhar e descobrir todas as experiências fantásticas que o mundo pode lhe proporcionar. Você nasceu a partir dos nutrientes que sua mãe ingeriu na alimentação dela durante a gestação e o seu desenvolvimento foi feito através dos alimentos que você consumiu desde então. O corpo se renova diariamente a partir da qualidade dos nutrientes que você ingere, e por isso eles são fundamentais para renovar suas células. Pois isso, a tarefa de se alimentar bem depende apenas de você. Nem seu médico, nem seu nutricionista, nem outro profissional da saúde poderão te ajudar, se você não se ajudar primeiro.

Cuidar da saúde é uma responsabilidade sua. Precisamos permitir que o corpo tenha acesso a tudo o que ele precisa (nutrientes, vitaminas, minerais, fibras), e evitar expor o corpo aquilo que o prejudica (desde toxinas ambientais, alimentação industrializada, gorduras ruins, estresse, e todos as outras toxinas que entramos em contato).

Inevitavelmente não conseguimos nos livrar de todas as toxinas no mundo em que vivemos, mas temos a chance de ajudar o corpo a eliminá-las (através do suor, da urina, das fezes) diariamente, com nutrientes encontrados nos alimentos. Quando fazemos “dieta”, ou melhor, planejamento alimentar, pois a palavra “dieta” para muitos remete passar fome, precisamos pensar em incluir os alimentos/nutrientes e suas devidas funções e não apenas comer menos. Se você se ama, você precisa aprender a fazer escolhas saudáveis e se nutrir para que seu corpo execute sua programação natural, que é a saúde.

Se você comeu errado hoje, ontem ou a vida inteira, tenho uma notícia boa para você: Você pode começar a reprogramar suas células enchendo-as de nutrientes novos e dando combustível para ela funcionar do jeito que deveria. Lembre-se que a cada novo dia, milhares de células novas nascem e milhares de células velhas morrem. Mas não mude apenas quando houver uma doença instalada, mude hoje, mude agora! Cultive saúde para colher saúde.

 

Ariane Serpa – Nutricionista