R.I.P. Leon Russell
Repetindo: como lidar com um luto atrás do outro? Nem paramos de ouvir as músicas de Leonard Cohen e de ter saudade das séries de espiões dos tempos da Guerra Fria (por causa da morte de Robert Vaughn)… e chega mais uma má notícia.
Lá se foi Leon Russell. Quem nasceu a tempo, sabe que a imagem dele ao piano, com seus longos cabelos loiros e uma cartola, dando suporte musical às interpretações musicais viscerais de Joe Cocker… bom, é um daqueles momentos que definem uma era (no caso, o começo dos anos 70, em uma parceria que ficou eternizada no filme Mad Dog and the Englishmen).
Fundamental, uma verdadeira aula de blues elétrico e de toda aquela mistura de gêneros que marcaram a carreira de Cocker antes de se acalmar e fazer sucesso com baladas.
Russell era famoso por essa e por outras parcerias – talvez a mais recente e derradeira tenha sido com Elton John, que rendeu a tour/disco/filme (dirigido por Cameron Crowe) The Union, lançado em 2011.
Russell tinha apenas 74 anos e enfrentava problemas de saúde graves nos últimos anos, principalmente cardíacos. Como todos os bons, vai fazer falta.