X
X

Buscar

Radar meteorológico de Santa Catarina deve começar a operar em março de 2014

Equipamento instalado em Lontras, no Vale do Itajaí, poderá prever fenômenos naturais com 30 minutos a três horas de antecedência

O governador Raimundo Colombo visitou, nesta segunda-feira, 23 de dezembro, o local onde será instalado o radar meteorológico, em Lontras, no Vale do Itajaí. Ele vistoriou as obras ao lado do secretário de Defesa Civil, Milton Hobus.

Segundo Hobus, o radar cobrirá, pelo menos, 74% do território catarinense, incluindo Brusque e região. A previsão é que ele entre em funcionamento na primeira quinzena de março de 2014.
A torre que receberá o radar está sendo construída a 900m de altitude, próxima à Serra de Presidente Nereu, na área rural do município de Lontras. A obra teve início em setembro de 2013 e deve ser concluída até fevereiro de 2014.

São cerca de 600 toneladas de concreto só na base para suportar a ação do evento e sustentar toda estrutura, composta pela edificação de oito andares, com 29 metros de altura, e pela bola do radar, que pesa cinco toneladas e tem 20m de diâmetro.
Clima 24 horas por dia
Depois dos trabalhos concluídos, será possível prever tempestades, granizo e chuvas intensas, além da intensidade desses fenômenos e quais cidades serão atingidas. A tecnologia oferece uma margem de tempo que pode variar de 30 minutos a três horas de antecedência. 
A ideia é, futuramente, disponibilizar um aplicativo para a população catarinense receber as informações meteorológicas pelo celular. Segundo Hobus, a intenção é criar uma cultura de autoproteção nos catarinenses.
> Veja animação de como será o radar meteorológico de Lontras