Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morre aos 75 anos em São Paulo
Cantora havia vencido um câncer de pulmão em abril de 2022
Cantora havia vencido um câncer de pulmão em abril de 2022
Rita Lee Jones de Carvalho, a Rita Lee, morreu na noite da segunda-feira, 8, aos 75 anos. O óbito da cantora paulista foi confirmado pela página da própria cantora, que faleceu em casa, na cidade de São Paulo.
A cantora havia lutado contra um câncer no pulmão que foi diagnosticado em 2021, mas que foi curado no ano passado. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, 10, das 10h às 17h.
“De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho de todos e o amor de todos”, publicou a família.
Com mais de 55 milhões de álbuns vendidos no mundo inteiro, Rita Lee é uma das artistas de maior sucesso da história do Brasil. Conhecida como a “rainha do rock brasileiro” (título que ela mesmo dispensava), Rita navegou entre estilos musicais que foram muito além do rock. Rita Lee já ganhou um Grammy Latino em 2001, pelo álbum “3001” e em 2022 recebeu o Lifetime Achievement Award, prêmio especial pelo conjunto da obra da artista.
Lutando contra o câncer desde maio de 2021, quando foi diagnosticada, o filho da cantora, Beto Lee, fez um post no Instagram comemorando a vitória de Rita contra a doença em abril de 2022.
“A cura da minha mãe me emocionou pra caramba. A melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de “Jair”. That’s Rita”, diz o filho no post.
A carreira musical tornou Rita uma das mulheres mais influentes da história do Brasil. Integrante dos grupos Os Mutantes (1966-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), Lee fez parte de revoluções no mercado artístico e provou que uma mulher poderia tocar guitarra e ser uma gigante da música.
Suas canções são reconhecidas até hoje pela ironia ácida e reivindicação da independência feminina. O álbum Fruto Proibido (1975), é visto como um marco na história do rock brasileiro, logo sendo considerado como sendo a obra prima da cantora.
Com uma carreira que alcançou os 50 anos, Rita chegou a se apresentar com diversos artistas conhecidos como os maiores da história do país: João Gilberto, Elis Regina e banda Titãs. A revista Rolling Stone colocou a artista no 15º lugar da lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira.
Relembre alguns dos maiores sucessos da cantora:
Casada com Roberto de Carvalho desde 1976, Rita teve três filhos com o guitarrista: Beto Lee, Antônio Lee e João Lee. Vegana, a cantora era defensora dos direitos dos animais.
Além de uma artista completa, Rita também era poliglota pois falava fluentemente inglês, francês, castelhano e italiano.
Confira uma das últimas entrevistas da cantora:
– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior