Rally dos Sertões chega à sua 31ª edição contando com brusquenses consagrados
Pilotos e navegadores de Brusque já figuraram em pódios de anos anteriores e lutam pelo primeiro lugar em 2023
O Rally dos Sertões começa nesta sexta-feira, 11, com largada em Petrolina (PE) e chegada em Cruz (CE), no próximo dia 19, e Brusque tem tradição de grandes resultados neste que é um dos principais ralis do mundo. A 31ª edição tem participação brusquense na categoria UTV1, tanto de competidores já campeões quanto de quem já esteve muito perto do ponto mais alto do pódio.
Campeão em 2019, Deni Nascimento acredita que a dificuldade do Sertões aumenta a cada ano, pela quantidade de pilotos de alto nível chegando para competir, inclusive com experiência em outras categorias, como a Stock Car. Sem muito tempo para treinar, Deni acaba utilizando competições como etapas do Campeonato Brasileiro e a Adventure Cup para se preparar e identificar características de seu UTV.
A expectativa é chegar nos últimos dias de competição dentro da disputa entre os primeiros, tentando se impor com força nos primeiros dias para administrar eventuais vantagens na segunda parte do rali. A Bompack Racing reduziu a equipe buscando retomar o ambiente vivido em edições mais antigas do Sertões.
“Acredito que esta edição mais curta acaba sendo mais dura do que a longa. [Em 2022] eles acabaram pegando várias etapas que eram só reta, porque o trajeto precisava cortar o Brasil. Tinha que de alta velocidade, para poder dar quilometragem. Desta vez, a gente vai sair de Petrolina para chegar na praia. Acho que vão procurar trechos muito mais difíceis, muito mais sinuosos, muito mais pedras muito mais erosão.”
“Vai ser muito mais técnico do que simplesmente pegar estradão de velocidade, pé no fundo, o tempo todo em linha reta. Em linha reta, todo mundo é piloto. Quando pega trecho sinuoso é que você vê a diferença real de carros, de pilotos”, completa.
Uma novidade para o Sertões é o UTV a álcool, que já vem sendo testado há três etapas de competições. “Todo mundo se preocupava, porque o álcool acaba, de uma certa forma, sendo um consumo maior. Mas a gente conseguiu ajustar a capacidade dos nossos tanques. Então vai ser meio que um desafio para a gente, tentar mostrar que também tem como fazer um carro ecologicamente correto que não seja só o carro elétrico.”
Competindo na categoria UTV1, André Hort segue em busca do título, após ser vice-campeão nos UTVs em 2021. Foram feitas mudanças pontuais no veículo, e a equipe chega confirante para o Sertões em 2023. A estrutura da MH Racing chegou ao evento na quarta-feira, 8.
“Esperamos fazer uma boa prova. Com mais cautela, pois como esta edição vai ser mais curta, geralmente o nível de dificuldades aumenta, e teremos mais de 100 veículos na categoria”, comenta.
O piloto se prepara fisicamente para a competição, inicialmente com foco em força. No último mês, deu atenção, à parte cardiorrespiratória, buscando resistência para as diversas etapas com longa duração. “O objetivo da equipe é ganhar. Já fomos vice-campeões e agora falta o título.”
O navegador Ivo Mayer foi campeão dos UTVs nas edições de 2020 e 2021, fazendo dupla com o piloto Deninho Casarini na Casarini Racing. A equipe partiu de São Paulo em 6 de agosto, e Ivo iniciou a viagem até Petrolina nesta quarta-feira, 9.
“Neste ano, as equipes de apoio não vão precisar se deslocar. Caminhões e motorhomes ficarão praticamente parados em Petrolina. Isto facilita neste ano. Vamos correr com um Can-Am X3 e foi bem preparado. Acredito que tenha 20 pilotos muito fortes, que são aptos a vencerem.”
As preparações também são baseadas nas etapas do Campeonato Brasileiro. Ivo também participa da Mitsubishi Cup, praticando a navegação.
Hoje baseado em Blumenau, o brusquense Tony Matias de Faria compete com UTV na categoria OverPro, voltada para pilotos com mais de 45 anos. Nas edições anteriores do Sertões, ele competia nas categorias de carros, sendo vice-campeão em 2021 e 2022. Integrando a Vigifort Racing, o navegador faz dupla com o piloto Ivan Kuhnen na Vigifort Racing.
A expectativa é de uma competição muito difícil, que tem até mesmo campeões mundiais e do Rally Dakar. O objetivo é terminar entre os cinco primeiros da categoria.
“Neste ano, esperamos uma prova muito competitiva em todas as categorias e a vitória será por diferenças de segundos. Com a prova voltando aos moldes normais, teremos muitos competidores, e isto torna a prova mais emocionante.”
A preparação tem sido feita com treinos físicos, atividades pela região e a participação no Rally do Jalapão, no qual a dupla terminou em terceiro lugar. A estrutura da equipe conta com motorhome, caminhão-oficina e camionete de suporte rápido.
Roteiro
1ª etapa – 12/08
Petrolina (PE)
2ª etapa – 13/08
Petrolina (PE)
3ª etapa – 14/08
Petrolina (PE) – Xique-Xique (BA)
4ª etapa – 15/08
Xique-Xique (BA) – Petrolina (PE)
5ª etapa – 16/08
Petrolina (PE) – Crato (CE)
6ª etapa – 17/08
Crato (CE) – Sobral (CE)
7ª etapa – 18/08
Sobral (CE) – Cruz (CE)
8ª etapa – 19/08
Cruz (CE)
Distância total: 3800 km
Deslocamentos especiais: 2080 km
Deslocamentos (competidores): 1.150km
Veja agora mesmo!
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: