X
X

Buscar

Alesc lança frente parlamentar para estudos sobre cannabis medicinal

Canabidiol Não poderia ser mais ecumênico o lançamento, anteontem, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar de Estudos Técnicos, Científicos e Associativos sobre Cannabis Medicinal. Contou com a participação de representante do Ministério Público, deputados, associações canábicas, familiares e usuários do canabidiol. Causou certa comoção a participação do deputado estadual de São Paulo, o ex-senador Eduardo […]

Canabidiol
Não poderia ser mais ecumênico o lançamento, anteontem, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar de Estudos Técnicos, Científicos e Associativos sobre Cannabis Medicinal. Contou com a participação de representante do Ministério Público, deputados, associações canábicas, familiares e usuários do canabidiol. Causou certa comoção a participação do deputado estadual de São Paulo, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT). Diagnosticado com doença de Parkinson, ele tem utilizado o canabidiol no tratamento. Outra participação, com palestra, foi do cirurgião oncológico Leandro Ramires, de São Paulo, que desde 2014 o prescreve para fins medicinais e produz a planta para seu filho Benício, de 15 anos, que tem a síndrome de Drevet.

Pássaros
Como parte da prevenção contra a doença Influenza Aviária, após a notificação de casos em oito países, estão suspensos em SC os torneios de canto e exposições de criadores de pássaros. O impacto tem sido grande porque a atividade envolve 28 mil criadores e mais de 230 mil aves.

Afinidades
No mundo político de Florianópolis e região a percepção é mais que clara: o governador Jorginho Mello e o prefeito da Capital, Topázio Neto, estão afinadíssimos. Evidentemente que ambos de olho na eleição municipal de 2024. Topázio, com popularidade crescente, é candidato à reeleição.

Desenrola
Uma expressiva parcela de 72% de catarinenses, gaúchos e paranaenses afirma, em levantamento da Febraban divulgado ontem, ter tomado conhecimento do programa Desenrola Brasil, para negociar dívidas, mas 60% espera terminar o ano mais endividada ou na mesma situação em que estava em 2022. Apesar do pessimismo, segue a vontade de sair do vermelho e 66% deles pretendem ou já aderiram ao programa. Em todo país, o percentual é de 73%.

Foragidos
O deputado estadual Nilso Berlanda (PL) está sugerindo à Secretaria de Estado da Segurança Pública a criação do Cadastro Estadual de Foragidos. Conforme o Conselho Nacional de Justiça, seriam 575 aqui. Sem ele, fica prejudicada a cooperação com outros Estados, que já o tem, para otimizar a captura.

Merecimento
Durante o lançamento da nova marca de turismo de SC, anteontem, o parque Beto Carrero World foi homenageado por sua influência no turismo catarinense. Absolutamente justo. Quinto maior do mundo, por ele passam, em média, por ano, 2,3 milhões de pessoas. Foi o segundo mais visitado na América Latina em 2022.

Vigarismo
Em menos de dois meses após sua criação, a Delegacia de Combate ao Estelionato de Florianópolis tem números eloquentes para exibir: registrou 2.700 boletins de ocorrência e um prejuízo de cerca de R$ 20 milhões às vítimas dos vigaristas, cujo modus operandi mudou. Os golpes de forma presencial, ou com papel, migraram do meio físico para o virtual.

Dano imprescritível
Ao julgar uma ação originária de SC e com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal reafirmou esta semana, por unanimidade, o entendimento de que danos ao meio ambiente são imprescritíveis. O caso envolveu duas empresas condenadas a recuperar áreas degradadas em decorrência da lavra ilegal de areia nas margens do rio Itajaí-açu. Alegavam que os fatos haviam ocorrido havia mais de cinco anos e que, portanto, estariam desobrigadas. A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “É imprescritível a pretensão de ressarcimento ao erário decorrente da exploração irregular do patrimônio mineral da União, porquanto indissociável do dano ambiental causado”

Maioria masculina
Ainda sobre o relatório “Justiça em Números 2023”, elaborado pelo Conselho Nacional da Justiça, que desde semana passada analisa proposta para aumentar a participação feminina na segunda instância do Judiciário: o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é o que tem maior presença feminina, com 48%, entre juízas do primeiro grau e desembargadoras, contra a média nacional de 38%. A do TJ-SC é de 34%.

Parceria italiana
O presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Leandro Ferrari, se reuniu em Gênova, na Itália, com o novo presidente da Assonautica, entidade irmã daquele país, para uma reunião de continuidade dos acordos firmados no passado. O novo presidente, Giovanni Acampora, mostrou total interesse, também em uma maior parceria com o Projeto Limpeza dos Mares, além do desenvolvimento conjunto de novos projetos que visam o fortalecimento do setor nos dois países.