Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Ao flexibilizar isolamento, Moisés escapa de ataque de militantes pró-Bolsonaro

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Ao flexibilizar isolamento, Moisés escapa de ataque de militantes pró-Bolsonaro

Raul Sartori

Ainda não
Por ter flexibilizado um pouco mais as medidas restritivas em SC, o governador Carlos Moisés não é, por enquanto, um alvo de ataques por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. A militância bolsonarista mais radical foca, quase totalmente, nos governadores João Doria, de São Paulo, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, conforme levantamento da Fundação Getúlio Vargas.

Pós-pandemia
Mesmo porque a pandemia do novo coronavírus toma conta de tudo, como se fosse uma assombração, Carlos Moisés está deixando para depois que ela se for para dar mais atenção às tratativas visando estabelecer uma base de apoio mais segura na Assembleia Legislativa. As fragilidades são crescentes e em sua maior parte decorrem de sua insistência em não se curvar ao toma-lá-dá-cá.

Fla-Flu
O cidadão comum razoavelmente informado fica tonto vendo telejornais e lendo jornais disparando nas telinhas e páginas um verdadeiro Fla-Flu de manchetes do tipo “STF derrota o governo”, “Governo consegue vitória no STF” ou “Congresso contraria governo”. O que poucos se apercebem é que não há vencedores nem vencidos nesta disputa, e sim um único perdedor: o povo brasileiro, a maior vítima da nossa política suja.

Cobertura
Ao contrário de anos anteriores, quando as fake news tiveram uma influência negativa nos índices, a campanha de vacinação contra a gripe em SC neste ano segue dentro das previsões, apesar do isolamento social pela covid-19. Dados oficiais do governo estadual informam da vacinação de 72% dos profissionais da saúde e 87% dos idosos.

Própria carne
O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) está cobrando da Câmara dos Deputados medidas de urgência para pautar projetos que cortem os gastos dos gabinetes e o salário dos parlamentares. Lamenta que o Congresso não queira pautar com urgência projetos que cortem os gastos dos gabinetes e o salário dos parlamentares (ambos apresentados por ele), juntamente com a destinação do fundo eleitoral para combater a covid-19. Maldaner é autor do projeto de decreto legislativo 91/20 que autoriza a destinação do salário de R$ 33.763 dos parlamentares para o SUS e do PLP 79/2020 que destina 50% da cota parlamentar para o mesmo SUS enfrentar a pandemia durante o estado de calamidade pública.

Menos violência
Os casos de violência explodiram em algumas cidades brasileiras durante a quarentena para barrar o contágio do coronavírus, mas em SC houve uma redução de 38%. Mas o que poderia ser considerada uma boa notícia, é visto com preocupação por profissionais da rede de atendimento às vítimas. Pode estar havendo uma dificuldade de comunicação porque há um maior controle do homem agressor sobre a mulher justamente por essa necessidade de ficar em casa em confinamento. A mulher pode ter dificuldade em encontrar a privacidade necessária para, de alguma maneira, entrar em contato com alguém para fazer a denúncia, avalia o juiz Maurício Mortari, titular do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica de Tubarão. A conferir.

Diagnóstico
Tão compulsivamente contra Jair Bolsonaro quanto a “Folha de S. Paulo” (cujos últimos epítetos foram “primitivo” e “paranoico”), articulistas do jornal carioca “O Globo” já tornaram público, nos últimos dias, seus diagnósticos quanto à sanidade mental do presidente. Para Ascânio Seleme, o chefe da nação é “perverso”. Seus colegas Merval Pereira e Ruth de Aquino tem certeza de que ele é “louco” e “psicopata” respectivamente.

Intrigas
Vai para o arquivo das intrigas ação julgada semana passada no TJ-SC em que um casal teve reconhecido seu direito de transitar com um cãozinho nas áreas comuns de condomínio onde mora na região continental de Florianópolis. A tutela foi deferida sob a condição de o animal ser conduzido com coleira e guia. O caso chegou à corte porque o regimento interno do prédio impõe que os cachorros sejam transportados no colo dos responsáveis ou em caixas. Rir ou chorar?

Crédito restrito
Apesar das esperadas medidas de estímulo para evitar que a economia pare com o coronavírus, dos vários pedidos de crédito junto ao BNDES feitos por governadores que assumiram ou renovaram seus mandatos em 2019, nenhum foi atendido até agora. A exceção são R$ 25 milhões solicitados por SC, que chegou ao estágio final de liberação, mas o dinheiro não caiu na conta, desautorizado que foi pela União sob alegação de que o Estado havia, na época, excedido o limite de endividamento. Mas pode sair este ano.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo