Apoio do prefeito de Tubarão à reeleição de Carlos Moisés tem objetivos de longo prazo
Adiante O cada vez mais influente prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, coordenador da campanha pela reeleição de Carlos Moisés na região sul de SC, é um habilidoso estrategista político, mas frustrado, porque seu partido, o PP, não lhe deu maiores chances. Ele sabe que com um eventual governo de mais quatro anos de Carlos Moisés […]
Adiante
O cada vez mais influente prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, coordenador da campanha pela reeleição de Carlos Moisés na região sul de SC, é um habilidoso estrategista político, mas frustrado, porque seu partido, o PP, não lhe deu maiores chances. Ele sabe que com um eventual governo de mais quatro anos de Carlos Moisés se habilita à sucessão do atual governador. E não faz mais segredo disso.
Orgulho paranaense
Leitor paranaense quer que se escreva, aqui, o seguinte: que o ex-juiz Sérgio Moro deve conquistar uma votação histórica como senador representando o vizinho Estado no Congresso Nacional. Por um motivo em especial, que parece muito perceptível, argumenta: o paranaense “do bem” tem orgulho dele. Pode ser. Mas é preciso que a urna confirme.
Rota turística
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira a criação da rota de integração turística “Caminhos de Peabiru”, no norte de SC. O percurso envolve antigos caminhos utilizados pelos indígenas sul-americanos até antes do descobrimento das Américas pelos europeus, ligando o litoral ao interior do continente. Para o deputado Rodrigo Coelho (Podemos-SC), que propôs o debate, a criação de tal rota fará a ligação dos elementos de turismo cultural, gastronômico, histórico, religioso e de natureza hoje já existentes.
Frustração
O deputado estadual Kennedy Nunes (PTB) anda cabisbaixo desde o penúltimo sábado, quando da visita de Bolsonaro a Balneário Camboriú. Esperava o apoio do presidente a ele como candidato ao Senado, que na direita tem também Raimundo Colombo (PSD) e Jorge Seif (PL). Kennedy bem que merecia. Tem sido um incansável defensor do capitão.
Nosso vinho
SC vai conquistando, aos poucos, o alto do pódio em vinho mundo afora. No recente Decanter World Wine Awards (DWWA), um dos maiores concursos de vinhos do mundo, a vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, pioneira dos vinhos de altitude no Estado, ganhou três medalhas, todas de bronze, com o VF Rose 2021, VF Sauvignon Blanc 2021 e VF Chardonnay. Detalhe: a vinícola participou do certame inglês pela primeira vez.
Exibicionismo
Somente em Criciúma – a capital catarinense das vaidades -, poderia ser palco de uma grande exposição, em espaço aberto, promovida por um dos trocentos colunistas sociais e “influencers” locais, dia desses, durante seis horas: mais de 50 emergentes da cidade reuniram suas Ferraris, Lamborghinis, Porches, BMWs e Audis, dentre outras marcas, devidamente rodeadas (para caras, bocas, fotos e filmes em redes sociais) por eles próprios, com suas esposas, noivas, namoradas, amantes e agregados, num explicito espetáculo de exibicionismo e ostentação. A origem do dinheiro para sustentar tanta riqueza pode ser honesta, mas não é o que diz o ranking das instituições tributárias, que no município sulino localizam uma histórica e resistente liderança em sonegação de impostos.
Inconstitucional
O jovem mestre em Direito pela UFSC, professor e advogado Rodrigo Sartoti não tem dúvida: a CPI do aborto, proposta na Assembleia Legislativa, “é absolutamente inconstitucional”. Diz que cabe CPI para investigar ato jurisdicional, pois fere a reserva constitucional da jurisdição. Além disso, não é competência da Assembleia Legislativa a investigação de atos de entidades federais, tais como o Ministério Público Federal e o Hospital Universitário da UFSC, o que vai de encontro ao pacto federativo.
Moto-frete
Vitória do deputado federal Gilson Marques (Novo-SC): a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de sua autoria que permite a atividade de moto-frete independentemente da categoria de registro do veículo. O regramento atual, obsoleto, exige autorização do órgão de trânsito, mediante registro como veículo da categoria de aluguel.
Falso currículo
A falta de checagem de documentos dá nisso: a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu manter na Justiça a exoneração de um ex-professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC demitido após apresentar, em duas oportunidades, certificado falso no currículo Lattes com o objetivo de obter gratificação decorrente do reconhecimento de saberes e competências.
Dito, alhures
“Só no Brasil a maioria de 11 (os intocáveis “supremos”) é maior que a maioria de 594” (deputados federais e senadores). Trágico, mas real.