Assembleia Legislativa tem um efetivo de policiais superior a 70% das cidades de SC
Aparato questionável
Há dias, ao falar para os deputados estaduais como serão distribuídas as viaturas adquiridas por meio de emendas parlamentares e os novos efetivos recentemente formados, o comandante-geral da Policia Militar de SC, coronel Dionei Tonet, fez uma sugestão, com tom de apelo, aos poderes públicos, para que substituam os policiais militares destacados para sua segurança interna por profissionais temporários. Deu um exemplo gritante, escandaloso até: a Assembleia Legislativa, por exemplo, tem um efetivo de policiais superior ao que tem 70% das cidades de SC. O Judiciário e o Tribunal de Contas tem também um aparato do tipo. Não bastasse isso, em anos recentes as câmaras de vereadores das principais cidades do Estado também inventaram de ter suas “casas miliares”. Enquanto isso faltam policiais nas ruas.
Tombamento
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou, definitivamente, um conjunto de 27 obras do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). A lista foi feita por ele, no final da vida, e encaminhada ao então ministro da Cultura, Gilberto Gil. Nenhuma assinada por ele em SC. Destaca-se como a mais importante a do Lagoa Iate Clube, em Florianópolis, inaugurado em 1969. Tem sua marca, também, o Colégio Industrial de Lages, e os “rabiscos” que deram origem ao Laguna Tourist Hotel, em Laguna, que o mestre fez em deferência a seu amigo Santos Guglielmi.
Estranho
Se fosse alguém da oposição, seria normal. Mas foi o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) o autor de requerimento, na CPI da Covid do Senado, para que seja convocado a depor o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), elogiadíssimo por Jair Bolsonaro por defender o tratamento precoce.
A estrela sobe
Como escrito aqui ontem, começa a subir a estrela do deputado federal catarinense Darci de Mattos, do PSD. Relator da superimportante proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa, participa nesta terça-feira de um amplo encontro virtual promovido pelo respeitado Centro de Liderança Pública, organização suprapartidária que há 12 anos busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.
Baleias
Um dos raros lugares no mundo – provavelmente o único – onde, há anos, é proibido, o turismo embarcado de observação de baleias em SC está sendo discutido pelas autoridades estaduais e federais. Pode ser liberado, com restrições. Mas os defensores radicais dos cetáceos, entre eles uma organização ambiental internacional, resistem a conversar.
Preconceito
O Legislativo estadual está perto de banir um odioso preconceito, estabelecido em lei, que proíbe a doação de sangue conforme a orientação sexual do doador.
Farra do boi
Para exterminar de vez a abominável farra do boi em SC, o deputado Marcius Machado, apresentou projeto de lei para que a multa para quem estiver promovendo e divulgando tal evento seja de R$ 20 mil, e de R$ 10 mil para quem estiver participando, quem leva o animal com o caminhão e para o proprietário do veículo. Bem mais que as previstas em lei estadual, originário de projeto seu. O que o motivou, agora, foi perceber que na Quaresma deste ano houve um aumento dos casos de farra.
Autoestima
Há os que ironizam iniciativas de deputados estaduais que apresentam projetos para batizar este ou aquele município como capital disso e daquilo, mas desconhecem o que isso representa para a autoestima da população de tais cidades. Quem em Forquilhinha, município vizinho de Criciúma, não gostará do título de “Cidade Mais Alemã do Sul de SC”, conforme projeto do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que deve ser votado por estes dias no Legislativo estadual.
Sequelas
O deputado estadual Neodi Saretta (PT) participa de articulação nacional para constituir uma associação que reúna os brasileiros que sofrem com as sequelas da covid. Por sua iniciativa, na Assembleia Legislativa foi criada uma subcomissão dentro da Comissão de Saúde para trabalhar a questão do pós-covid, com busca por ações e tratamento.
Desmemória
O acaso de uma aula de português por meio virtual levou alunos de um colégio de Florianópolis a um livro de Domingos Paschoal Cegalla. Descobriram ser ele de Tijucas e que foi também poeta, escritor e tradutor, falecido em 2013. Mais que isso: é tido como o mais renomado gramático de nossa língua. Em Tijucas é um desconhecido total.