Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Bolsonaro, por negar a ciência, só cria pautas desfavoráveis contra si mesmo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Bolsonaro, por negar a ciência, só cria pautas desfavoráveis contra si mesmo

Raul Sartori

Pauteiro
Como lhe soe, Bolsonaro dá pautas (assuntos que merecem cobertura jornalística) contra si mesmo. E diariamente. Uma pena porque todo o resto de positivo que faz no seu governo não merece quase nenhuma atenção. O resultado da visita a Chapecó, anteontem, estava na mídia impressa nacional e até internacional, ontem. Praticamente tudo contra ele, por insistir, principalmente, em negar a ciência. Alguns até perguntam: se o tratamento precoce resolvesse, porque Chapecó tem 100%, há semanas, de seus leitos de UTI ocupados por pacientes com covid?

Foco no futuro
Logo que a situação financeira melhorar e as pessoas tiverem reserva para investir, 25% da população de SC, Paraná e Rio Grande do Sul pretende aplicar o dinheiro em cursos e na própria educação e da família. O dado está na primeira edição do levantamento Radar Febraban, que de agora em diante irá avaliar trimestralmente a evolução da expectativa dos brasileiros sobre diversos temas. A pesquisa foi feita com 3 mil pessoas maiores de 18 anos.

Em alta
SC arrecadou R$ 2,845 bilhões em março, surpreendentemente 16% a mais que o mesmo mês de 2020, conforme informe do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado. Somente o ICMS respondeu por R$ 2,215 bilhões, crescimento em torno de 10% frente a março do último ano. Considerando-se a pandemia, os números indicam mudanças no cenário econômico catarinense. Mês a mês, vem sendo observado o crescimento contínuo de setores como o de material de construção (alta de 51% em março), supermercados (32%) e transportes (28%).

Quinteto
O senador Jorginho Mello só comemora o que de bom vem acontecendo com o seu partido em SC, o PL, que de repente passou a ter uma invejável bancada de cinco deputados na Assembleia Legislativa. O mais novo filiado é Sargento Lima, que se juntou a Ivan Naatz, Marcius Machado, Nilso Berlanda e Maurício Escudlark.

Desafinação
Se há uma figura no governo Bolsonaro que tem muita admiração, feita publicamente, por parte do senador Esperidião Amin (PP-SC), é o quieto mas operoso ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Mas há quem diga que o senador não anda conversando com o filho João, deputado estadual, que tem feito duras críticas ao ministro da tribuna do Legislativo catarinense.

Guerra religiosa
Tijucas ferve, de fé exaltada, com a notícia divulgada pelo TJ-SC de que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos ingressou com uma ação civil pública contra a Prefeitura local por ter permitido, há mais de 10 anos, a construção de monumento religioso, com dizeres bíblicos, num logradouro público conhecido como Praça da Bíblia. Pedia sua demolição e indenização por danos morais coletivos, por violar a laicidade do Estado. A juíza Monike Silva Póvoas Nogueira, julgou os pleitos improcedentes.

Aval
O empresário Luciano “Havan” Hang exibe uma credencial poderosa e incontestável a quem o questiona, alguns de forma feroz, sobre sua disposição de comprar vacinas para seus funcionários: a operação tem o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas precisa a liberação da Anvisa.

Pós-Covid
Elogiável a iniciativa da Assembleia Legislativa, que já montou o Grupo de Trabalho Pós-Covid, para ajudar na organização de um protocolo visando atender pacientes que receberam alta hospitalar e tiveram sequelas. A governadora Daniela Reinerhr está fazendo a ponte com a Secretaria da Saude no sentido de atender a importante demanda.

Receita
Não raro diversionista, o deputado estadual Marcius Machado (PL) foi à tribuna sugerir aos catarinenses consumir vitamina D3 e vitamina C. Não custam nada, é preciso dizer. Para tanto, recomendou banho de sol de 10 a 15 minutos ao dia, assim como ingerir um limão espremido em 200 ml de água todos os dias pela manhã. “Isso vai ajudar”, garante.

Vai faltar caixão
O deputado Rodrigo Minotto (PDT) fez o alerta: foi procurado por lideranças empresariais e políticas de Grão Pará, município do sul de SC que possui as maiores empresas de fabricação de ataúdes do Estado. Há matéria prima para apenas 20 dias. Os produtores de MDF não estão fornecendo material.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo