X
X

Buscar

Bolsonaro tem a melhor avaliação de seu governo na região Sul, segundo Ibope

Sul com Bolsolnaro Pesquisa CNI-Ibope divulgada ontem mostra que apesar de tudo – e boa parte da grande mídia nacional bater nele diariamente – o presidente Jair Bolsonaro continua com cotação alta, em especial entre catarinenses, gaúchos e paranaenses. Na região ele passa como o mais popular em relação ao resto do país, com 44% […]

Sul com Bolsolnaro
Pesquisa CNI-Ibope divulgada ontem mostra que apesar de tudo – e boa parte da grande mídia nacional bater nele diariamente – o presidente Jair Bolsonaro continua com cotação alta, em especial entre catarinenses, gaúchos e paranaenses. Na região ele passa como o mais popular em relação ao resto do país, com 44% dos entrevistados considerando seu governo como ótimo ou bom, 52% confiam nele e 55% aprovam sua maneira de governar.

Escola doente
Tem chegado à Secretaria de Estado da Educação sugestões para que imediatamente após a volta às aulas de forma presencial, seja quando for, se dê atendimento prioritário, através de psicólogos e nutricionistas, a professores, servidores e estudantes, a dois graves problemas que já existiam antes, mas que se multiplicaram desde o início da pandemia, em março: depressão e obesidade.

Amor à arte
O ex-deputado estadual Carlos Humberto (PL), com base eleitoral em Balneário Camboriú e que recentemente assumiu o cargo por dois meses como suplente de Nilso Berlanda, caiu nas graças dos artistas de SC ao marcar seu breve mandato com um projeto, em tramitação, que obriga a exposição de obra de arte afixada em fachada ou no “hall” de acesso público, de novas edificações de prédios públicos do Estado.

Dia
Outra vitória cultural à vista: projeto da dedicada deputada Luciane Carminatti (PT), institui a data de 3 de junho como Dia Estadual do Conservador e Restaurador de Bens Culturais. A data homenageia o nascimento do memorável professor Aldo João Nunes (1925-2004), primeiro conservador-restaurador catarinense.

Bandeira branca
Foram levantadas bandeiras brancas para apaziguar os ânimos entre membros do Ministério Público de Criciúma e a Policia Militar local. Tudo porque um promotor resolveu instaurar procedimento para verificar “as ações e omissões” das forças de segurança no memorável assalto ao Banco do Brasil na penúltima semana.

Comunique-se, Pazuello!
Carlos Moisés integra pequeno grupo de governadores que nos frequentes contatos com o ministro da Saúde, tem sugerido a Eduardo Pazuello que faça um pronunciamento em rede nacional de TV e rádio para dar informações sobre a vacinação contra a covid-19, como um possível calendário e como se dará o acesso ao imunizante. A propósito, o general mandou um assessor ao Instituto Butantã, anteontem, para apaziguar os ânimos. Não faltou quem notasse um detalhe: o sobrenome do emissário é Cascavel. O nome é Airton.

Desprezo pela vida
De causar perplexidade – em especial naqueles que tem um mínimo de autoestima – as dezenas de cenas, em SC e em todo país, de pessoas aglomeradas em diferentes eventos, das quais muitas jovens, sem usar máscara e respeitar distanciamento, em lamentável demonstração de desrespeito, primeiro consigo mesmas, e depois com os outros.

Qualidade
Certa vez familiar deste espaço, idosa e lúcida, caiu em prantos, num cartório, humilhada por sua titular, por ser surda e não entender claramente o que ela explicava de forma arrogante e estúpida. O caso foi levado à Corregedoria do TJ-SC, que a advertiu publicamente. Hoje, é preciso registrar, se constitui em um dos melhores serviços e ganha reconhecimento. Junto com Minas Gerais, vários deles, de SC acabam de receber 24 prêmios, concedidos pela Corregedoria Nacional da Justiça e por auditoria independente, pela excelência dos seus préstimos. Podem exibi-los porque são merecidos.

Desculpa
A pandemia de covid-19 não assegura a consumidora o direito de adimplir sua obrigação quando lhe for conveniente, entendeu a 5ª Câmara de Direito Comercial do TJ-SC para negar a suspensão das parcelas de financiamento e a posse de veículo por parte de uma senhora durante a vigência do decreto estadual que reconheceu o estado de calamidade pública.

Vendas
A associações nacionais de fabricantes de veículos (Anfavea e Fenabrave) informam que as vendas de veículos leves em SC, de janeiro e novembro deste ano, foram de 100.601 unidades, 22% a menos que o mesmo período de 2019. No país, a maior queda foi no Rio de Janeiro, -38%, com vendas de apenas 86.199 veículos, o que expõe o quanto é grave a crise naquele Estado.

Intolerância
A pandemia de covid-19, responsável direta ou indiretamente por episódios de racismo, de discursos de ódio e de violência de gênero motivou o Ministério Público de SC a criar os Núcleos de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e de Intolerância, e Especial de Atendimento às Vítimas de Crimes, como estupro, violência doméstica e homicídio.