X
X

Buscar

Bolsonaro tenta emplacar filhos como membros da CPI dos atos de 8 de janeiro

Família, primeiro O senador catarinense Jorge Seif, que estava escalado pelo partido como um dos dois do PL a integrar a CPMI dos atos de 8 de janeiro, soube ontem, pela primeira vez, a quentura ardente de fritura política. É que o ex-presidente Jair Bolsonaro encasquetou, contrariando a direção do partido, que quem deve estar […]

Família, primeiro
O senador catarinense Jorge Seif, que estava escalado pelo partido como um dos dois do PL a integrar a CPMI dos atos de 8 de janeiro, soube ontem, pela primeira vez, a quentura ardente de fritura política. É que o ex-presidente Jair Bolsonaro encasquetou, contrariando a direção do partido, que quem deve estar no lugar de Seif ou do senador Magno Malta na CPMI é seu filho, Flávio Bolsonaro. O capitão não se contenta nem com isso. Quer também que o outro filho, Eduardo, eseja no colegiado como representante do PL na Câmara.

Lula perdeu
Permanece na lembrança de muitos a até hilária propaganda negativa e crítica do empresário Luciano Hang, que no verão de 2020 pagou aviões para exibir faixas em praias de SC dizendo “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”, “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”, “Melhor que o verão é o Lula na prisão” e “Lula enjaulado é Brasil acordado”, dentre outras, todas jocosas. Fulo, Lula acionou a justiça pedindo uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. Não deu certo. Acabou de perdeu e foi condenado a pagar os horários dos advogados do empresário bolsonarista. O juiz Rafael Espindola Berndt, do TJ-SC, rejeitou-a.

Presença negra
Eleito na segunda-feira como novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo Dom Jaime Spengler, catarinense de Gaspar, mal teve tempo de comemorar e já tem cobranças. Recebeu carta aberta do movimento negro pedindo que ele tenha coragem e enfrente o racismo na Igreja Católica, já que não há sequer um bispo negro entre os eleitos da nova diretoria da entidade.

Cinismo
A cara de pau de alguns políticos brasileiros e seus partidos não tem limites. Um exemplo de horas atrás: uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados foi encerrada na noite de terça-feira sem votações. O motivo foi a oportuna obstrução promovida por alguns partidos, que protestavam contra a cínica Proposta de Emenda à Constituição 9/23, que proíbe a aplicação de sanções a partidos políticos que não cumpriram cotas de sexo ou raça. De acordo com o texto, não serão aplicadas sanções, inclusive multas ou suspensão do Fundo Partidário. Entre os que, civicamente, obstruíram os trabalhos, esteve o deputado Gilson Marques (Novo-SC). No outro lado, defendendo a proposta, esteve a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido. Tudo a ver, não?

Roubo de celular
O deputado federal Fábio Schiochet (União-SC) protocolou projeto de lei que altera a legislação, que remonta ao distante ano de 1940, e aumenta a pena para até seis anos para aqueles que furtam celulares.

Mantido veto
A Assembleia Legislativa manteve veto do governador Jorginho Mello à lei que obriga o governo do estado a divulgar a lista de todos os detentos beneficiados pelo indulto natalino e saída temporária especial.

Ser professor
Pesquisa nacional que também ouviu professores da rede pública de SC, revela que 38% dos docentes têm como principal desafio o desinteresse do estudante na rotina escolar. O levantamento foi encomendado ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria com o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente. O segundo maior desafio em sala de aula apontado por eles é a defasagem nas aprendizagens dos estudantes (28%), o que pode ter sido agravada pela pandemia de covid-19. A indisciplina dos alunos é o terceiro elemento mais mencionado, com 16% dos apontamentos.

Vítima animal
Que sirva de alerta: a Polícia Civil de SC concluiu investigação de crime de maus-tratos qualificado contra um cão, morto por atropelamento em Santo Amaro da Imperatriz. O condutor de veículo se evadiu, sem prestar socorro. Com imagens de câmeras e oitivas de testemunhas, obteve-se sua qualificação e foi submetido a interrogatório pelo crime de maus-tratos. O inquérito policial foi remetido ao Judiciário.

Liberdade
Foi comemorada na OAB-SC decisão do Supremo Tribunal Federal, que desobriga o Conselho Federal da entidade e suas seccionais de prestar contas ao Tribunal de Contas da União, nem a qualquer outra entidade externa. Prevaleceu, por maioria, que a organização tem natureza jurídica própria.

Comemoração?
O governador Jorginho Mello começa a comemorar alguns feitos. Um deles: nos primeiros 100 dias de 2023 foram criados mais de 36 mil novos empregos em SC. O curioso é que, nos mesmos 100 primeiros dias de 2022, foram registrados no estado 64.038 novos postos de trabalho, quase o dobro.