Brusquense ensaia estreia no Senado quando Jorginho Mello se licenciar
Poder A ex-primeira dama de SC, Ivete Appel da Silveira, primeira suplente do senador Jorginho Mello (PL-SC), que é pré-candidato ao governo estadual, já ensaia sua estreia no Senado, assim que o titular da cadeira se licenciar. Anteontem, junto com ele, participou de um bate-papo promovido pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) […]
Poder
A ex-primeira dama de SC, Ivete Appel da Silveira, primeira suplente do senador Jorginho Mello (PL-SC), que é pré-candidato ao governo estadual, já ensaia sua estreia no Senado, assim que o titular da cadeira se licenciar. Anteontem, junto com ele, participou de um bate-papo promovido pela Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) sobre projetos de grande interesse local e regional.
“Jabuti” aprovado
Na noite de anteontem, a Câmara dos Deputados aprovou 17 emendas do Senado à medida provisória que viabiliza a desestatização da Eletrobras. Permaneceu o obsceno “jabuti” prevendo que suas subsidiárias não podem ser extintas, incorporadas ou fundidas por um mínimo de 10 anos. Uma das abrangidas é a Eletrosul, com sede em Florianópolis.
Destaque
O programa STJ Notícias, que reúne as mais recentes decisões do Superior Tribunal de Justiça e que vai ao ar toda segunda-feira na TV Justiça, deu grande destaque à decisão, ali exarada semana passada, que condenou o conselheiro César Filomeno Fontes e um servidor do Tribunal de Contas de SC pelo crime de falsidade ideológica.
Conta rejeitada
O partido Patriota – possível sigla de Bolsonaro – em SC ficará três meses sem receber dinheiro do Fundo Partidário. O Tribunal Regional Eleitoral, desaprovou, por unanimidade, as contas relacionadas à eleição de 2018 do seu diretório estadual.
Assessoria
Falta de boa assessoria dá nisso. Na Assembleia Legislativa passou por várias comissões projeto de lei, que no final foi rejeitado, instituindo o Programa Trânsito nas Escolas nas redes pública e privada. Descartado porque a Secretaria de Estado da Educação se interpôs esclarecendo suas excelências que o tema já é contemplado nos currículos. E reclamou que a iniciativa, se fosse diante, iria interferir em sua competência.
Desperdício
SC, Paraná e Rio Grande do Sul perdem mais de mil piscinas olímpicas de água potável por dia antes de chegar às residências, diz novo estudo do Instituto Trata Brasil. A perda corresponde a 37,5% da produção nos sistemas de distribuição. Coincidentemente, por estes dias a estatal Casan informou que entrou na reta final a perfuração de um poço profundo, de 660 metros, atingindo o Aquífero Guarani, em tentativa de solução do crítico abastecimento de São Joaquim.
É pouco
Prefeitura da região da metropolitana de Florianópolis fez um processo seletivo para contratação de médicos, com salário de R$ 10.500 por 30 horas semanais. Cinco se candidataram, mas recusaram a contratação. Acharam pouco.
Fuga de pedágio
Para fugir dos quatros pedágios no trecho sul da BR-101 em SC, de R$ 2,10 em cada um, muitos motoristas buscam rotas alternativas, passando por estradas secundárias e até por ruas de pequenas cidades da região. A concessionária CCR Via Costeira fez um estudo e concluiu que a “fuga” não compensa, nem com tempo nem com gasto de combustível.
Inimputável
Como isso acontece amiúde, atenção: menor de idade pode figurar como sócio minoritário de uma empresa, mas não responder por eventuais dívidas do empreendimento aos empregados, decidiu o Tribunal Regional do Trabalho de SC, em processo de execução contra um restaurante de Florianópolis.
Assédio
O problema assumiu tanta proporção, mas sempre neutralizado publicamente por razões óbvias, que o Tribunal de Justiça de SC está fazendo uma eleição, e com disputa entre postulantes, para escolha dos membros que vão compor as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual naquele poder.
Tabu quebrado
A professora Débora Peres Menezes, do Departamento de Física da UFSC, foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a maior sociedade científica, em número de sócios, do Brasil. Se tornou a primeira mulher eleita para tal cargo. É mestre e doutora pela Universidade de Oxford, na Inglaterra e pós-doutora pela Universidade de Coimbra, de Portugal. Qualificadíssima.