Candidatura ao Senado de Jorge Seif Junior não empolga equipe de Jorginho Mello
Dupla
No staff do senador Jorginho Mello (PL-SC), pré-candidato a governador, não há animo maior quanto às possibilidades de eleição, para o Senado, do ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, o nome imposto por Bolsonaro. Consta que por conta disso há uma movimentação para que a coligação tenha mais de um candidato – ou que Seif desista – e este seria o deputado estadual Kennedy Nunes, do PTB.
Polarização política
O paranaense Moás Lourenço de Albuquerque, de Londrina, escreveu para o “Estadão” sugerindo o que se percebe ser um anseio de milhares: que Bolsonaro e Lula se encontrem ao vivo em qualquer rede de comunicação e esclareçam que as divergências entre eles se manifestem apenas no campo das ideias. Relata que no último final de semana esteve em SC e foi xingado e ameaçado porque estava comprando uma camiseta de um determinado candidato. Comprou a camisa, mas confessou que saiu da loja com medo e que está com receio de usá-la.
Inviolabilidade
Votação no Congresso Nacional lavou a alma dos advogados com a derrubada dos vetos de Bolsonaro a dispositivos que garantem a proteção constitucional ao trabalho da classe. No Senado, foram 69 votos a 0. Para o criminalista catarinense Claudio Gastão da Rosa Filho, ficou confirmada a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, restringindo as hipóteses de decretação de mandados de busca e apreensão nestes locais, que haviam se tornado frequentes durante a Operação Lava-Jato. Agora, por exemplo, a Justiça não poderá mais tomar a drástica medida baseada apenas numa delação premiada.
Arquibancada
O Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A é um sucesso de público até a 15ª rodada. Atraiu para os estádios 3 milhões de torcedores. Consequência maior de programas sócio-torcedor, que dá vantagens diversas, como na compra de ingressos, com descontos. No Avai, o número de sócios cresceu 45% neste ano. Por isso que mesmo ocupando no momento posição não muito confortável na classificação, tem média de público de quase 10 mil torcedores por jogo.
Espaço tomado
A Policia Militar de Itapema agora vai fazer operações diárias no belo calçadão da cidade, que desde o verão vinha sendo literalmente ocupado por usuários de entorpecentes e traficantes. As autoridades denominam a operação como de “retomada do espaço público”.
“Nova” família
Nasceu de um trisal (trio de pessoas), domingo, em Cambé, no Paraná, o pequeno Henrique, filho da arquiteta Maria Carolina Rizola, de 30 anos, do bombeiro Douglas Queiroz, de 33, e da consultora comercial Klayse Marques, de 34. Que sejam felizes.
Isenção
Milhares estão comemorando resolução promulgada segunda-feira pelo Senado que zera o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de duas rodas (motos) de até 170 cilindradas. São 80% das 30 milhões de unidades atuais.
Brasileiro armado
Tido como consequência de promessa de campanha de Bolsonaro, defensor da ideia de que uma pessoa armada tem mais chances de enfrentar a violência, nos últimos nove meses cresceu 41% o número de clubes e lojas de armas no Brasil, passando de 1.458 para 2.070. Conforme dados do Exército, de junho de 2021 a junho de 2022 as lojas de armas ativas em SC e Paraná passaram de 316 para 674 e de entidades de tiro esportivo ativas de 202 para 472.
Pobreza
A tragédia é nacional: 63 milhões de brasileiros têm menos de R$ 497 para arcar com as despesas mensais. Mas os catarinenses estão um pouco melhor. SC é o Estado que tem a menor proporção: 10,16% sobre o total de 7,2 milhões de sua população. Cinco vezes menos que o verdadeiro e cada vez mais pobre Maranhão, com 57,9% de sua gente.
Diferença
A catarinense Intelbras está fazendo uma grande diferença na reciclagem. Foram 250 toneladas de material em SC só no primeiro trimestre deste ano, de papel e papelão, plástico, sucata de ferro, eletroeletrônicos, madeira, metal, borra de solda e baterias de chumbo-ácido e produtos retornados por meio de logística reversa. A ação acontece nas suas quatro unidades, em São José (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG), e Manaus (AM).
Lido, alhures
Verdadeiros cristãos devem, sim, marchar para Jesus em defesa do Estado Democrático de Direito e contra o ódio, a intolerância, a corrupção, o desemprego, a inflação e a fome. Assim seja!