Candidaturas de negros aumentam 50% na eleição de 2020 em comparação a 2016
Pretos na política
Levantamento do “Estadão” feito com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral mostra que neste ano as candidaturas de pessoas autodeclaradas pretas aumentaram 51,6% em comparação a 2016. A liderança está com Salvador, com 622 candidatos, seguida pelo Rio de Janeiro (411), Belo Horizonte (320) e São Paulo (307). Florianópolis tem 14 neste ano, ante 13 em 2016. A população da capital catarinense que se declara preta é de 5,1% em relação ao total.
Não merecem
Informou-se aqui que não merecem ser eleitos os 38 candidatos a prefeito, 95 a vice-prefeito e 5.392 a vereador em SC que receberam auxílio emergencial do Governo Federal, sem terem direito. O Tribunal de Contas da União está prometendo divulgar a lista daqueles oportunistas, mas apenas daqueles com patrimônio superior a R$ 300 mil. Mas que o faça antes do dia 15.
Tostões e bilhões
Difícil de entender algumas decisões governamentais. Bolsonaro quer taxar em 12% os livros, isentos de tributação desde 2004, o que inibiria ainda mais a leitura e a cultura no país. Enquanto isso isenta – e são bilhões envolvidos – as indústrias automobilísticas que se instalarem ou estão instaladas no Norte e Nordeste.
Escola de idiomas
Está aí uma excelente proposta dos candidatos a prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) e Angela Amin (PP), que mereceria ser imitada nas demais cidades, pelo menos as maiores: criar uma escola municipal pública de idiomas, em que estudantes e professores tenham, principalmente, aulas de inglês para, entre outras finalidades, melhor compreenderem e usar as ferramentas digitais disponíveis hoje. Nas cidades turísticas línguas estrangeiras deveriam constar no currículo escolar, obrigatoriamente.
Diferente
Nunca, em tempo algum, houve uma campanha eleitoral como a de agora, devido à pandemia. Candidatos mais idosos tem receio de fazer visitas domiciliares – e serem rechaçados – enquanto os jovens têm medo de pequenos encontros, para não serem acusados de, assim, incentivar a disseminação do vírus.
Celular em sala
Projeto que está sendo formulado pela deputada estadual Ana Paula Campagnolo (PSL), poderá alterar a lei estadual de 2008, sancionada pelo então governador Luiz Henrique da Silveira, que proíbe o uso de celular em sala de aula.
Alheamento
O Tribunal de Contas do Estado fez um levantamento envolvendo as 295 prefeituras para saber quem tem planos de contingência para a volta das aulas presenciais em suas escolas devido à covid-19. Dos 157 que responderam, apenas 10 confirmaram que o têm homologado e 146 em fase de implantação.
Trump x Biden
A maioria dos cerca de 30 mil imigrantes do sul de SC que vivem na região de Boston, nos Estados Unidos, ficou dividida entre os dois candidatos à presidente de lá. Os republicanos, de Trump, querem a continuidade da atual e dura política imigratória, fechando cada vez mais as fronteiras aos que querem entrar no pais, e expulsar os que nele estão ilegalmente. Já os democratas, de Joe Biden, pretendem desfazer muitas medidas severas atuais. Um projeto deles que atrai apoio e votos prevê a concessão de cidadania americana para 11 milhões de imigrantes atualmente indocumentados.
Cirurgia bariátrica
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica divulgou dados sobre cirurgia no Brasil. Foram 68.530 procedimentos em 2019, 0,5% da população de portadores de obesidade grave. Em SC foram 376.
Boa vontade
Reconheça-se a boa vontade de nossos congressistas: na Câmara dos Deputados estão em análise mais de 200 propostas sobre lavagem de dinheiro. Uma torna a prática crime hediondo; outra destina ao SUS os valores recuperados pelos cofres públicos. A mais importante é a que inclui os partidos políticos na lista de entidades sujeitas ao controle de lavagem de dinheiro.
Sofrimento
Sobre a falta do remédio Herceptin, fornecido pelo governo federal, essencial para o tratamento de pacientes acometidos pelo câncer metastático de mama em SC, a Secretaria de Estado da Saúde, que faz a distribuição, informa que das 7 mil ampolas solicitadas, o Ministério entregou 4 mil, suficientes para atender a demanda do mês. O restante ainda deve ser enviado, mas não há previsão.