Censo: aumento da população motiva políticos a criar novos cargos e subir gastos
Mais vereadores A prévia do IBGE, divulgada no final do ano passado, já está excitando políticos em geral e de cidades que tiveram aumento de população. Os novos números animam os que querem criar mais vagas de vereadores e com elas mais despesas, mais cabides de empregos, mais aspones, etc. E querem para já, como […]
Mais vereadores
A prévia do IBGE, divulgada no final do ano passado, já está excitando políticos em geral e de cidades que tiveram aumento de população. Os novos números animam os que querem criar mais vagas de vereadores e com elas mais despesas, mais cabides de empregos, mais aspones, etc. E querem para já, como já acontece em Tubarão, mas já causando a inevitável repulsa dos eleitores. Por outro lado: ninguém diz nada, e politico nenhum, naturalmente, de cidades que tiveram queda de habitantes e, mantendo-se a lógica, em reduzir também, proporcionalmente, o número de seus legisladores.
Arco de alianças
Na busca por governabilidade – que, necessariamente, precisa de maioria na Assembleia Legislativa – o governador Jorginho Mello anda conversando com lideranças de vários partidos, com exceção (e nem pensar sobre isso) do PT, PDT e Psol.
Oficina
Reparo necessário: a próxima legislatura na Assembleia Legislativa de SC terá três mulheres: as deputadas Luciane Carminatti (PT), Paulinha (Podemos) e Ana Campagnolo (PL), e não quatro como informado. Quatro são na legislatura atual.
Filhotismo
Um neto de Lula foi nomeado para cargo comissionado no governo do Estado de Sergipe. No governo catarinense de Jorginho Mello, seu filho, Felipe, já é visto como eminência parda, opinando sobre tudo e todos. Tudo nos bastidores, sem apito, porque não tem cargo nenhum. Ainda.
Piso dos professores
A Confederação Nacional dos Municípios está se insurgindo contra o novo piso salarial de R$ 4.420 para os professores. Alega que a grande maioria das prefeituras não tem condições de pagar. Lamentável. Mas tem condições algumas vezes mais para pagar seus caros vereadores. Aliás, que tal uma campanha para que em nenhum município professor ganhe menos que vereador?
Vinho nas férias
A plataforma Booking.com fez um levantamento e descobriu os destinos nacionais mais recomendados pelos brasileiros para tomar um vinho durante as férias. Na lista dos 10 mais, São Joaquim ficou no 10º, depois de Bento Gonçalves, Gramado, Campos do Jordão, São Roque, São Paulo, Caxias do Sul, Itaipava, Canela e Petrolina. A pesquisa envolveu 48.413 entrevistados.
Condenação mantida
Ao analisar recurso apresentado pela Defensoria Pública de SC, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, manteve decisão que condenou o empresário Gilmar Turatto pela morte de 16 pessoas em acidente na BR-282, em SC, em 2007. Turatto era sócio-administrador da empresa proprietária do caminhão desgovernado que atingiu mais de 70 pessoas que estavam no local em razão de um acidente anterior. Conforme denúncia do MP-SC, mesmo sabendo do defeito no sistema de freios do caminhão e do excesso de carga, o empresário determinou ao motorista que prosseguisse viagem, assumindo, com isso, o risco de causar o terrível acidente.
Espaços
Ficou para ser votado este ano interessante projeto no Legislativo estadual. De autoria do deputado Jessé Lopes (PL), assegura a criação e manutenção de espaços destinados à reflexão religiosa no interior de escolas e outras instituições de ensino de SC.
Lido, alhures
Aquela idosa de SC que participou dos ataques golpistas em Brasília no penúltimo domingo já foi condenada por tráfico de drogas. Naquele tempo, quando acabou condenada, ela só lidava com gente ruim. Hoje, entre os vândalos do dia 8, lida com gente muito pior. Pensando bem….
Cabeças duras
A mídia nacional noticia que os presos por atos antidemocráticos em Brasília continuaram recusando as vacinas contra covid, hepatite, tétano e tríplice viral. Cabeças duras, mas coerentes no radicalismo.
Inteligência
Finalmente, quem vê TV neste país está deixando de assistir o lixo do lixo do lixo. O tal de BBB 23 registrou a segunda pior estreia da história do programa. O tal circo começou segunda-feira.
Abigeato
Com a carne bovina nas alturas, o abigeato (roubo de gado) chegou lá também, a ponto de provocar o advento da lei estadual 18.577/2022, uma das últimas sancionadas pelo então governador Carlos Moisés, instituindo a política de combate a tal crime em áreas rurais. Conforme a Policia Civil, há uma média mensal de 100 ocorrências do tipo no Estado, associado também a roubos de produtos, máquinas e implementos agrícolas.