Com 16 prefeitos presos, SC vive crise moral na política
Crise moral
Com 16 prefeitos de SC presos por corrupção, deputados estaduais, como Sargento Lima, reclamam das generalizações. Diz que há, sim, uma crise moral em SC e que tais prisões refletem-se negativamente na opinião pública, mas que há, também, “homens comprometidos com o sagrado serviço de fazer o melhor, que trabalham de forma honesta e honrosa”. Verdade.
Coadjuvante
O governo Lula teme tanto os efeitos da CPMI de 8 de Janeiro que fez de tudo para ter maioria entre seus membros, 16 senadores e 16 deputados federais. Dos 32, 18 são alinhados ao Palácio do Planalto, nove de oposição e cinco independentes. O senador Esperidião Amin (PP-SC) sabe que tem que se desdobrar para não ser um mero coadjuvante do colegiado.
Vácuo
Um certo desconforto cercou a passagem do governador Jorginho Mello pela região de Laguna, no final da última semana. Teve que acertar compromissos, fazer promessas e assinar papéis com quatro prefeitos que são interinos, porque os titulares estão presos, por corrupção.
Nazismo 1
A “Folha de S. Paulo” registrou, através de seu ombudsman, que a campeã de reclamações no jornal, semana passada, foi a absurda associação que sua colunista Giovana Madalosso fez ao nazismo a partir da inscrição “Heil”, sobrenome de um corretor de imóveis com tal sobrenome, em Urubici. O jornal ignorou qualquer comentário acerca do episódio em seu espaço para tal, o Paine do Leitor, para onde se dirigiu, dentre centenas, todos certamente indignados, o governador Jorginho Mello.
Nazismo 2
A propósito, agiu rapidamente a Secretaria de Estado da Educação ao afastar por 60 dias uma professora de Bombinhas que afirmou, em sala de aula, e gravada por seus alunos, que SC “é o berço do nazismo do Brasil”. Pregações que tem que ser contidas a qualquer custo. Inverdades repetidas mil vezes se convertem em verdades.
Abandono
Convidada e apresentada como um ícone no governo estadual instalado em janeiro, a agora ex-secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, andou se lamentando em alguns cantos, um tanto desiludida com o tratamento recebido, principalmente com a falta de recursos para tocar inúmeras demandas inadiáveis. Deixou subentendido que esperavam que ela fizesse milagres.
Novela
O caso do desvio de R$ 33 milhões dos respiradores, que até levou a criação de uma barulhenta CPI no Legislativo estadual, e sem que ninguém fosse preso até agora, rendeu pelo menos um livro, ainda não lançado, do deputado Ivan Natz (PL).
Dosimetria da maconha
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fez uma pesquisa sobre com que quantidade de maconha pessoas são presas em flagrante e julgadas por tráfico em cada Estado brasileiro. Vai de 1.140 gramas nos processos julgados no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul a apenas 20 gramas no TJ do Amazonas. Em SC, 111 gramas tem sido a média de droga para o portador ser acusado por tráfico.
Decoro
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira para sortear os relatores das representações apresentadas ao colegiado contra vários deputados, dentre eles Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC). Imagens de câmeras mostram que Jerry se aproxima por trás de Julia, apoia seu corpo contra o da colega e coloca o rosto em meio ao cabelo dela.
Amigo 5G
O Rio de Janeiro é o Estado que mais avançou na atualização das leis que antes dificultavam a instalação de antenas celulares, diz a associação que representa as operadoras de telefonia (Conexis). Lá, 43% dos municípios já atualizaram sua legislação, para deixá-la alinhada à Lei Geral de Antenas. Em segundo está o Espírito Santo (30%) e SC em terceiro (23%), à frente do desenvolvido São Paulo (13%).
Uísque nosso
A Kalvelage Distillery, produtora de destilados de Blumenau, acaba de ganhar o Blended Whisky Kalvelage, no San Francisco World Spirits Competition, o mais antigo e maior concurso de destilados do mundo, nos Estados Unidos. O prêmio máximo do concurso é o double gold, ou ouro duplo, quando todos os jurados elegem uma bebida com medalha de ouro. E nesse ano, o uísque blumenauense foi o grande contemplado.