Com comando da Assembleia e alinhado ao governador, MDB quer voltar a governar SC
Urnas 2022
Os analistas políticos de SC não precisam de bola de cristal. Com o comando da Assembleia Legislativa e uma aliança firme com o governador Carlos Moises, o MDB começa nesta semana a tratar de um assunto de extrema importância para o partido nos próximos meses: preparar-se para a eleição de 2022 e eleger o sucessor de Carlos Moisés no comando do Executivo. Um nome já desponta: o do senador Dario Berger.
Loteria
Apesar de acórdão do Supremo Tribunal Federal eliminar o monopólio da União sobre o setor, o governo de SC nem pensou na possibilidade de explorar uma loteria, vendida pela internet, que o Ministério da Economia está afim de permitir. Doze Estados já aprovaram leis favoráveis. SC já teve a sua, a Lotesc, operada pela agora extinta Codesc nos anos 1990. Foi um completo fracasso.
No alvo
Acerta no alvo o blogueiro Claudio Humberto quando diz que Rodrigo Maia se apequenou à medida que se aproximava o fim de sua presidência na Câmara dos Deputados. Abandonou os deveres da isenção para se transformar numa espécie de líder da oposição ao governo. Virou um anão político. Mais: se não deixou a vida para entrar na História, como certo estadista, Maia deixou o cargo para entrar na fila de check-in dos sem-jatinhos da FAB.
Prioridade
O Fórum Parlamentar Catarinense, em parceria com o Ministério da Cidadania, viabilizou a compra de 225 veículos para a rede de assistência social do Estado, via recursos de inédita emenda parlamentar da bancada de 16 deputados federais e três senadores. Serão entregues amanhã, com a presença de Bolsonaro, em Florianópolis. Nada mal, mas que da próxima vez que se contemple emenda para ajudar os municípios a fazer seus projetos de esgoto sanitário. A grande maioria não tem. E esgoto propriamente dito, nem em sonho.
Reação
O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) continua intrépido. Em rede social qualificou como “defensor de bandidos” e “energúmeno” o juiz estadual João Marco Buch, que é corregedor do sistema prisional da Comarca de Joinville e, também, por suas criativas iniciativas, um dos mais respeitados magistrados no Judiciário estadual, que não se calou. Acionou o parlamentar na Procuradoria-Geral de Justiça, por se considerar injuriado e difamado.
Reciclagem
O programa ReÓleo, capitaneado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) desde 1998, tem novo parceiro. A empresa Preserve Ambiental agora é a responsável pela coleta, manipulação e destino dos resíduos de óleo de cozinha, para que não prejudiquem o meio ambiente. Em 22 anos, colocou Floripa no Guinness Book como a cidade que mais recicla o material no mundo.
Acolhimento
O Booking.com, site internacional onde as pessoas podem reservar acomodações para férias ou viagens, disponível em 43 idiomas, lançou o ranking das regiões mais acolhedoras do Brasil. A boa surpresa: Piratuba e Urubici são as cidades mais acolhedoras de SC. Entre as primeiras estão também as praias de Guarda do Embaú (Palhoça), do Rosa (Imbituba) e Penha, segundo avaliação dos clientes do site.
Menos feriados
Corajoso o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que em uma canetada só, via decreto, mandou para as calendas não só os feriados de Carnaval, como também do Dia do Servidor Público e vários outros. O contribuinte adoraria se outros prefeitos tivessem a mesma iniciativa, desde que salvem do linchamento duas categorias de heróis: os professores e os profissionais da saúde.
Parques concedidos
Sem barulho dos ecochatos e com valor 27 vezes maior que o lance mínimo, a empresa de engenharia paulistana Construcap foi a vencedora do leilão para concessão dos serviços de visitação nos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, com investimentos estimados em R$260 milhões ao longo de 30 anos. Os dois parques são vizinhos e contíguos, situados na fronteira entre SC e Rio Grande do Sul. Os valores altos registrados no leilão indicam o forte potencial turístico da região. Receberam pouco mais de 220 mil visitantes ao longo de 2019.
Oficina
A coluna errou: não é Coronel Mocellin (que é deputado estadual em SC) e sim Coronel Armando, também do PSL, o deputado federal que é tido como um dos mais fiéis ao presidente Jair Bonsonaro nas votações da Câmara.