X
X

Buscar

Com exceção do PL, partidos silenciam sobre seus prefeitos envolvidos na operação Mensageiro

Faxina Apenas o PL se pronunciou até agora, oficialmente, através de sua direção estadual, que vai expulsar do partido seus dois prefeitos envolvidos em corrupção, conforme a Operação Mensageiro. Os demais partidos ainda fazem cara de paisagem. Para refletir Sobre a estapafúrdia e vingativa cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e a audaciosa aprovação, […]

Faxina
Apenas o PL se pronunciou até agora, oficialmente, através de sua direção estadual, que vai expulsar do partido seus dois prefeitos envolvidos em corrupção, conforme a Operação Mensageiro. Os demais partidos ainda fazem cara de paisagem.

Para refletir
Sobre a estapafúrdia e vingativa cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e a audaciosa aprovação, anteontem, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, de Proposta de Emenda Constitucional que anistia todos os partidos que descumpriram a lei na eleição de 2022 – em relação a cotas de sexo e raça, bem como quaisquer irregularidades anteriores, torna-se mais uma vez atualíssima célebre frase de Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Influência
Já se tem uma medida da popularidade que o deputado federal catarinense Zé Trovão (PL) tem na Câmara dos Deputados. Justo ele, de quem muitos esperavam um mandato folclórico. No começo desta semana ele apresentou pedido de urgência, que logo recebeu 262 assinaturas de apoio, para que fosse aprovada a urgência e o mérito de texto de projeto estabelecendo que apenas as terras ocupadas por indígenas até a promulgação da Constituição de 1988 sejam demarcadas. O STF agendou para dia 7 o julgamento sobre esse polêmico tema.

Lavanderia
O Ministério Público de Goiás quer descobrir como a quadrilha que por meios indiretos manipulava resultados dos jogos e, assim, também das apostas no futebol brasileiro, lavava seus milionários lucros. Aquele astuto passarinho sugere que o MP goiano procure primeiro saber porque e como o ramo de “lavanderias” (não necessariamente as próprias, como são conhecidas), está explodindo em Balneário Camboriú e Itapema.

Escalados às CPIs 1
Indicados por seus respectivos partidos, senadores e deputados federais de SC estão sendo escalados para as CPIs que vem por aí no Congresso Nacional e que prometem shows, possivelmente de baixarias. O deputado federal Carlos Chiodini foi indicado pelo direção nacional do MDB para a CPI das Lojas Americanas, e no importante papel de relator.

Escalação às CPIs 2
O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) está como titular na CPI do Futebol, instalada anteontem, que vai investigar a manipulação do resultado de jogos no Brasil. Outra CPI que promete emoções fortes é a do 8 de Janeiro. O senador Esperidião Amin (PP-SC) foi o primeiro indicado. Seu colega de PL, Jorge Seif (PL), está na suplência.

Escalação às CPIs 3
Outra CPI que também deve causar muito barulho é a do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que começou ontem. Presidida pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, está lá, como titular, a esquentada deputada federal Caroline de Toni (PL-SC).

Orçamento
Entrou em tramitação anteontem no Legislativo estadual projeto do Executivo estabelecendo as diretrizes para o Orçamento do Estado de 2024. Estima receitas e despesas em R$ 48,8 bilhões, quase R$ 5,4 bi a mais que o projetado para este ano. A determinação é não aumentar impostos. Aplausos, portanto. Também não se quer dar espaço para qualquer aumento do percentual do duodécimo repassado ao Legislativo, Judiciário, MP-SC, TCE-SC e Udesc. Salvo a Universidade do Estado, os demais, pelo que já recebem, é até demais. Tanto que tem havido “sobras”.

Região turística
SC passa a contar, oficialmente, com mais uma região turística, a do Alto Uruguai, que se soma às 13 existentes e reconhecidas pelo Ministério do Turismo. Fazem parte os municípios de Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Irani, Itá, Peritiba e Piratuba. Além de cultura, especialmente a alemã, é rica em águas termais e sítios arqueológicos.

Solidariedade
Relatório que mobilizou 33 instituições da Arquidiocese de Florianópolis, apontou um aumento, em janeiro e fevereiro deste ano, de mais de 40 mil itens doados em relação a novembro e dezembro de 2022. No primeiro bimestre de 2023 foram doados mais de 81 mil itens, entre alimentos, roupas, calçados, etc., permitindo atender mais de 14 mil pessoas e impactando mais de 4 mil famílias.